terça-feira, 29 de outubro de 2013

Adiada a Mostra de Teatro Galego

Em consequência da acção da Câmara Municipal do Porto, que impediu o acesso da Companhia Seiva Trupe ao Teatro do Campo Alegre a partir do passado dia 17 de Outubro, a Cena Lusófona foi forçada a adiar os quatro espectáculos previstos para esta semana, no âmbito da Mostra de Teatro Galego.

A Mostra teve início na passada semana e deveria acontecer em quatro cidades portuguesas. Depois de Braga e Évora, as cinco companhias da Galiza envolvidas na programação – Sarabela Teatro, Teatro do Noroeste, Centro Dramático Galego, Teatro do Atlántico e Teatro do Morcego – rumariam agora a Coimbra e ao Porto, apresentando quatro das suas mais recentes produções no Teatro da Cerca de São Bernardo e no Teatro do Campo Alegre, respectivamente.

Num comunicado divulgado hoje, a Cena Lusófona, consciente dos prejuízos artísticos e financeiros decorrentes desta lamentável situação, expressa a sua indignação pela irresponsabilidade demonstrada pelo anterior executivo autárquico do Porto, cuja atitude tem consequências que em muito ultrapassam o diferendo com a Seiva Trupe e, em última instância, prejudicam o público da cidade. Da mesma forma, a Cena Lusófona expressa a sua solidariedade para com a Seiva Trupe, uma das mais importantes companhias de teatro portuguesas e cuja existência justificou a construção do Teatro do Campo Alegre, do qual agora a quiseram expulsar. Independentemente dos contornos jurídicos e burocráticos da situação, nada justifica que uma estrutura de criação com a história da Seiva Trupe seja tratada desta forma pelos poderes públicos. O comportamento da Câmara Municipal do Porto, que se espera que possa agora sofrer uma inflexão, envergonha a cidade e o país e pode, como se comprova pelo caso da Mostra de Teatro Galego, comprometer parcerias nacionais e internacionais que beneficiariam a cidade do Porto e os seus públicos de teatro.

Sem comentários: