domingo, 20 de outubro de 2013

Cláudia Lucas Chéu volta ao Porto, desta vez com Violência – Fetiche do Homem Bom

Teatro Nacional 21 é uma associação cultural criada por Cláudia Lucas Chéu e Albano Jerónimo.

Juntamente com Francisco Leone, Solange Freitas e Sara Chéu, em Março deste ano, lançaram-se no Teatro Rápido (TR), com a disco performance "Europa, Ich liebe dich".  Cláudia Lucas Chéu já tinha trabalhado no Teatro Rápido, uma vez foi responsável pela dramaturgia de “Bank Bank You’re Dead”, que esteve em cena no mês de Dezembro de 2012.

Glória ou como Penelope morreu de tédio” pode considerar-se o “primeiro teste” do TN21. A peça esteve em cena no Teatro Nacional D. Maria II, sendo depois apresentada no Porto.

Teatro Nacional 21 regressa agora à cidade do Porto com "Violência – Fetiche do Homem Bom". Está em cena no TeCA até 27 de Outubro.Texto e encenação de Cláudia Lucas Chéu. Albano Jerónimo, Rúben Gomes, Solange Freitas e Miguel Raposo interpretam esta história, onde se questiona o conceito de violência na sociedade contemporânea.



Dois irmãos gémeos e burgueses com nomes bíblicos, adeptos de junk food e fãs da estrela porno Sasha Grey, anti-heróis de um individualismo hedonista desgovernado, irracional, destrutivo. Comida e sexo pontuam esta jornada por dentro dos mecanismos de representação de uma violência (política, económica, social) que, de tão normalizada e fetichizada pela bondade, se foi tornando invisível. Num jogo a um tempo lúdico e terrível (Brincadeiras Perigosas, filme do realizador austríaco Michael Haneke, é uma referência assumida), Miguel e Gabriel vão semeando em cena o horror, a perplexidade, a reflexão.

Sem comentários: