quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O Vosso Pior Pesadelo na reabertura da Casa das Artes

Estreia no dia 26 de Outubro, na CASA DAS ARTES – Porto a nova produção do Teatro Art'Imagem 'O Vosso Pior Pesadelo' e ficará em cena até dia 3 de Novembro. 
Dentro de uma jaula está um homem ajoelhado e com as mãos presas atrás das costas, cabeça baixa. Num canto da jaula, há um balde destinado às necessidades fisiológicas do prisioneiro.
A acção decorre numa prisão de alta segurança e acompanha o dia-a-dia de violência a que é sujeito um prisioneiro especial acusado de terrorismo, um comediante que não chora nem se lamenta das brutais agressões de que é vitima, corporizadas pelo soldado e oficial que ficam atónitos com a sua atitude. O espectáculo é representado como uma comédia negra, aproximando-o de uma farsa trágica (!), oscilando entre a gargalhada franca e o sorriso amarelo, o riso libertador e a reflexão, parodiando obscenamente agressões físicas e mentais perpetradas sobre o prisioneiro, procurando chegar ao público de forma a que este participe, física e mentalmente, num exercício “quase” sadomasoquista...
A peça pretende questionar a impunidade que atravessa a nossa sociedade e as muitas formas de violência que se abatem sobre os cidadãos que vivem em democracias mais ou menos duras ou em ditaduras mais ou menos democráticas...
Uma encenação “Guantánamo-teatral” onde qualquer parecença com a realidade é pura coincidência…

Texto Original de Manuel Jorge Marmelo, direcção e encenação de José Leitão e interpretação de Flávio Hamilton, Miguel Rosas e Pedro Carvalho.

Sem comentários: