sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Fedra de Juan Mayorga


Em Madrid, no palco do Belas Artes está em cena Fedra do autor Juan Mayorga. Peça dirigida por José Carlos Plaza, tem como intérpretes Ana Belén, Alicia Hermida e Fran Perea. Este drama estará em cena entre 7 de Setembro de 2007 até 28 de Outubro de 2007.

Juan Mayorga apresenta a sua versão da história de uma paixão ilegítima: a que sente Fedra, esposa de Teseo, por seu enteado Hipólito e que a leva a romper normas e preconceitos, a ignorar os conceitos do bem e do mal. Ana Belén encarna uma mulher que ama e que é, simultaneamente, culpada e inocente, uma mulher que é vítima de suas próprias paixões.

A personagem de Fedra sempre fascinou a literatura ocidental; são inúmeras as obras baseadas na trágica história desta mulher perdidamente enamorada pelo seu enteado e consciente de que a sua paixão a conduzirá, de uma ou outra forma mas sem remédio, à destruição. Em muitas versões, para tornar mais atractiva a personagem, elimina-se a calúnia de Fedra ao enteado que a repudia. E em quase todas se esquece a origem do mito.
A Fedra que se apresenta agora em Madrid, protagonizada por Ana Belén e dirigida por José Carlos Plaza, é, segundo este, “uma montagem de hoje sobre o mundo mitológico, intemporal e indefinido”.

Sem comentários: