sábado, 5 de janeiro de 2008

A Afilhada de Santo António


"A Afilhada de Santo António", texto de António Torrado e encenação de João Mota, estreia na Comuna Teatro de Pesquisa no próximo dia 10 de Janeiro.


Santo António de Lisboa, o nosso Santo Antoninho da devoção popular, suporta uma carga de preocupações em cima que não se faz ideia. Antes de mais, a responsabilidade de andar com o Menino ao colo. Depois as súplicas dos muitos devotos que – aqui entre nós – às vezes, abusam dos pedidos. Nem um santo aguenta! Não dá para tudo, mas faz os possíveis…Por exemplo: derrete-se-lhe o coração, quando uma afilhada, Antónia de seu nome, Pobre e órfã, lhe pede auxílio para o seu desamparo.O santo não gosta de dar tudo a pronto, embrulhado e já está. A felicidade conquista-se e dá que fazer. Sendo assim, nós acompanharemos as aventuras da jovem Antónia, os contratempos que teve de vencer até suspirar de alívio nos braços de um bem-amado. Por acaso é um príncipe, mas podia não ser. O santo, que foi dando uns empurrõezinhos, abençoa no fim ou não fosse ele o padroeiro dos enamorados.

Esta peça de António Torrado, escrita toda em verso, à maneira dos antigos autos, estava mesmo a pedir música que para ela, propositadamente, compôs o Maestro António de Sousa. A encenação é de João Mota que sendo João, não deixa por isso de devotar ao nosso Santo António lisboeta o mesmo apreço que os outros dois “afilhados”.

Criação COMUNA TEATRO PESQUISA

Autor ANTÓNIO TORRADO

Versão Cénica e Encenação JOÃO MOTA

Musica Original MAESTRO ANTÓNIO DE SOUSA

Músicos HUGO FRANCO e MIGUEL SERMÃO

Figurinos CARLOS PAULO

Adereços e Objectos Cénicos RENATO GODINHO

Técnicos ALFREDO PLATAS , MARIO CORREIA e RENATO GODINHO

Produção ROSÁRIO SILVA e CARLOS BERNARDO


Elenco

Santo António JORGE ANDRADE

Antónia(Afilhada) JUDITE DIAS

Rainha TÂNIA ALVES

Rei ALEXANDRE LOPES

Príncipe MARCO PAIVA

Sem comentários: