terça-feira, 17 de junho de 2008

Antônio Abujamra coordena programa de formação


Pela primeira vez, a Funarte oferece bolsas de estudo e a possibilidade de entrar em contacto com todas as etapas da montagem de uma peça. A série de oficinas de encenação, interpretação e cenografia e figurinos, entre outras, inclui palestras abertas ao público, leituras de textos teatrais (de Ibsen a Alcides Nogueira), exibição de DVDs e a montagem de um espectáculo em Julho. Trata-se do projecto Geografia da Palavra, ministrado no novo espaço da Funarte, o Centro de Aperfeiçoamento Teatral, em São Paulo.

5 artistas de todo o Brasil foram seleccionados (entre 1470) como bolsistas para o programa Geografia da Palavra, primeiro projecto do novo Centro de Aperfeiçoamento Teatral do Espaço Funarte São Paulo. Na selecção, foram oferecidas quinze vagas para interpretação, dez para encenação e cinco para cada uma das outras áreas – produção, iluminação, direcção musical, cenografia e figurinos. No final do processo, em Julho, será montada uma peça com temporada gratuita em São Paulo.

Desde o começo de Março os seleccionados já estão a participar numa imersão de cinco meses no processo de construção de um espectáculo teatral. São oficinas diárias, de Encenação e Interpretação (a cargo do próprio Abujamra, Miguel Hernandez e Ramiro Silveira), Cenografia e Figurinos (Cyro Del Nero), Banda Sonora (Marcelo Amalfi), Iluminação (Wagner Freire), Corpo (Mariana Muniz) e Produção (Beto Simões). Os encontros de formação acontecem nas salas do complexo da Funarte em São Paulo, inaugurado em Novembro de 2007.

Coordenado pelo actor e encenador Antonio Abujamra (consagrado por sua inventividade e espírito provocativo e um dos protagonistas da revolução que ocorreu na dramaturgia brasileira entre as décadas de 1960 e 1970), o projecto é fruto de parceira entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a ONG Teatro Commune.

2 comentários:

Unknown disse...

Prezados blogueiros do Fitei,

Escrevo para agradecer pelo interesse em divulgar o programa Geografia da Palavra e corrigir duas informações contidas na matéria "Antônio Abujamra coordena programa de formação":

- Não há registros de que seja a primeira vez que "a Funarte oferece bolsas de estudo e a possibilidade de entrar em contacto com todas as etapas da montagem de uma peça";

- Não são 5, mas sim 55 os artistas de todo o Brasil que foram seleccionados como bolsistas para o programa.

Aproveito para convidar os blogueiros e leitores para, se estiverem em São Paulo, assistirem ao espetáculo.

Atenciosamente,

Oswaldo Carvalho
Coordenador de Comunicação
Funarte

Ana Lord disse...

Agradecemos as correcções. Nós apenas reproduzimos uma parte da informação que chegou até nós.