terça-feira, 10 de junho de 2008

Después de mí, el diluvio





Lluïsa Cunillé volta ao Teatro Valle-Inclán com "Después de mí, el diluvio" (Après moi le déluge), uma co-produção do Centro Dramático Nacional e do Teatre Lliure, con Jordi Dauder e Vicky Peña, dirigida por Carlota Subirós.

Um homem e uma mulher encontram-se num quarto de hotel de Kinshasa, a capital do Congo. Ele trabalha para uma companhia sul-africana que se dedica à extracção e comercialização de um mineral descoberto nos últimos anos e que é essencial para o desenvolvimento das novas tecnologias. Ela há muitos anos que está instalada no hotel com as funções de intérprete para os homens de negócios que ali se instalam. O resto do tempo ocupa-o a tomar banhos de sol junto da piscina e nem sequer se recorda da última vez que saíu do hotel. São dois europeus que num dado momento descobriram o fascínio por África e converteram-na no seu refúgio. No decorrer da conversa, a dura realidade do mundo que os rodeia, marcada pelo saque e pela injustiça, irá aparecendo no aparente isolamento daquele quarto de hotel, apesar de todos os esforços para fechar os olhos e a alma.

Lluïsa Cunillé, uma das autoras mais singulares da nova dramaturgia catalã, oferece-nos uma visão insólita e pessoal da complexa relação entre o chamado primeiro e terceiro mundo.

Centro Dramático Nacional - Teatro Valle-Inclán - Sala Francisco Nieva - Plaza de Lavapiés, s/n
Madrid

Sem comentários: