sábado, 21 de junho de 2008

SAGA - ÓPERA EXTRAVAGANTE no MUSEU DE MARINHA


A SAGA é um estuário onde desaguam a poesia e a prosa de Sophia de Mello Breyner Andresen – onde flutuam os cânticos, emergem os gritos e viajam as palavras. Onde se contemplam as ondas recorrentes dos afectos e se escutam as histórias que invocam as aventuras passadas, cruzando os oceanos em que a memória navega e o tempo naufraga.

A SAGA é um mega-evento estival com encenação de João Brites, que terá lugar no Mosteiro dos Jerónimos (convidando também à redescoberta do amplo claustro interior do Museu da Marinha) entre 19 de Junho e 13 de Julho de 2008. Característica singular de outros espectáculos deste grupo, a SAGA apresenta uma viagem pelas linguagens artísticas do teatro e da música, da dança e da poesia (estando a legendagem integrada dinamicamente na construção cénica).

A SAGA é uma ópera inédita com composição musical de Jorge Salgueiro que envolve cerca de 70 músicos (sendo a grande maioria pertencente à Banda da Armada) e várias vozes muito distintas, cruzando cantores líricos (como Filipa Lopes, Inês Madeira e João Sebastião) com intérpretes ligados aos universos da música popular (como Francisco Fanhais) ou até mesmo do heavy metal (como Fernando Ribeiro ou Rui Sidónio).

A SAGA caminha “nos caminhos onde o tempo / como um monstro a si próprio se devora”, e ergue-se “da ordem e do silêncio do universo” para a “infinita liberdade”.

Texto SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
Dramaturgia e Encenação JOÃO BRITES
Composição Musical JORGE SALGUEIRO
Espaço Cénico JOÃO BRITES e RUI FRANCISCO
Oralidade TERESA LIMA
Corporalidade ALDARA BIZARRO
Figurinos VERA CASTRO
Adereços CLARA BENTO
Maestro CARLOS DA SILVA RIBEIRO
Orquestra BANDA DA ARMADA PORTUGUESA
Actores ANA BRANDÃO
Cantores FILIPA LOPES, INÊS MADEIRA, JOÃO SEBASTIÃO, ROSSANO GHIRA e SARA BELO (cantores líricos); FRANCISCO FANHAIS e CRISTINA RIBEIRO (cantores populares); FERNANDO RIBEIRO ou RUI SIDÓNIO (cantores Heavy Metal, Moonspell e Bizarra Locomotiva)
Bailarinos PEDRO RAMOS e SANDRA ROSADO
uma criação TEATRO O BANDO
em co-produção com a MARINHA

MUSEU DE MARINHA
Alas Poente e Norte do MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS
19 de Junho a 13 de Julho
de Quinta a Domingo às 21h30

Sem comentários: