quinta-feira, 12 de junho de 2008

Intervenção de Mário Moutinho na abertura do FITEI 2008


Após a leitura da Mensagem ao FITEI 2008 da autoria de Juan Mayorga, pelo actor Jorge Vasques (na imagem), o presidente e director artístico do FITEI fez a sua intervenção de abertura do festival:

"Estou aqui mais uma vez para uma saudação de boas-vindas na abertura deste 31º Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica.

Uma saudação aos actores, encenadores, autores e a todos os elementos das companhias que nos visitam este ano.

Uma saudação especial ao público do Porto, ao público que nos visita, ao público de sempre, ao público que acaba de chegar.

Uma saudação renovada aos parceiros que connosco trabalham durante o ano e que possibilitam a realização do festival na sua actual dimensão, os novos parceiros, os parceiros de sempre.

Aos mecenas, aos maiores, aos mais pequenos.

Às entidades oficiais, dizendo-lhes que aqui estamos de novo, cumprindo os objectivos que nos propusemos realizar e dizendo-lhes também que não deixaremos de publicamente apresentar as nossas razões e preocupações.

E por último, uma saudação muito especial a todos os profissionais das artes cénicas da região norte, e em particular da cidade do Porto, que, apesar de tudo, ainda conseguem fazer teatro.

Feitas estas saudações, passemos ao espectáculo. É a vossa vez de julgar as propostas que apresentamos. Espero a vossa participação activa nestes doze dias de festival.

Permitam-me, por último, dedicar este festival à memória do nosso saudoso e querido amigo José Cayolla.
"

Mário Moutinho

Sem comentários: