terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Alexis Fernández e Caterina Varela vencedores do XXIII Certame Coreográfico


Os bailarinos Alexis Fernández e Caterina Varela, da companhia Entremans, receberam o primeiro prémio do XXIII Certame Coreográfico da Comunidade de Madrid pela produção Ven. Os intérpretes ganharam também o prémio do Público, o do Conservatório Superior de Sanza María de Ávila de Madrid, o prémio B-Motion de programação e assistência do festival, o da Residência para Coreógrafos no “Espaço do Tempo” (Montemor-o-Novo, Portugal) e o Prémio da Crítica “Palabras en movimiento”.


Alexis Fernández (Santiago de Cuba, 1975) fez parte da companhia Danza Contemporánea de Cuba, Grupo Pulsar (Brasil), Danza Retazos (Cuba), Experimentadanza (A Coruña), La Intrusa Damián Muñoz Danza (Barcelona) e Centro Coreográfico Galego (Galicia). É coreógrafo e co-fundador de Entremans, companhia sediada na Corunha e criada em 2005, com Kirenia Martínez, Armando Marten e Ana Beatriz Pérez, com produção de Estefanía Vázquez.


Caterina Varela (A Coruña, 1983) integrou diversas companhias como Experimentadanza (A Coruña), onde trabalhou em mais de 6 peças, o Centro Coreográfico Galego (Galiza). Desde 2007 desenvolve o seu trabalho artístico na companhia Entremans, como intérprete e criadora de alguns de seus projectos.

Entremans recebeu o primeiro Prémio do VI Certame Coreográfico de Burgos-New York e o do Certame de Criação Coreográfica da Galiza com a coreografia En la cuenca de tus ojos, em 2006.

Sem comentários: