terça-feira, 23 de dezembro de 2008

A companhia Atalaya TNT, de Sevilla, ganha em Espanha o Prémio Nacional de Teatro


Atalaya TNT, Centro de Arte y Producciones Teatrales y Centro Internacional de Investigación y Creación Teatral, dirigido por Ricardo Iniesta, ganhou o Prémio Nacional de Teatro 2008 (Espanha). O júri concedeu-lhe esta distinção, “pela criação de um espaço original de exibição, produção, formação e reflexão teatral, resultado de uma larga trajectória profissional”. O prémio é atribuído anualmente pelo Ministério de Cultura de Espanha.

Em 1983, Ricardo Iniesta formou ATALAYA Teatro Experimental Andaluz, com a ideia de equipa permanente de investigação. Depois de uma larga trajectória, consegue implantar nos palcos espanhóis um estilo próprio, cada vez mais reconhecido, partindo de textos de diferentes autores com linguagens diferentes. 

Desde 1996 Atalaya produziu os seguintes espectáculos: Elektra, Divinas Palabras de Valle Inclán, Exiliadas, El Público de Lorca, Medea (la extranjera) e La Ópera de Tres Centavos de Bertolt Brecht, mantendo a mesma equipa de actores, uma das poucas com carácter estável que restam em Espanha. 


En 2003, Atalaya e TNT começaram a fazer parte do programa da União Europeia de Laboratórios Teatrais como Inovadores Culturais, únicos representantes espanhóis. Este ano transferiram-se para o Centro Internacional de Investigação Teatral TNT onde criam e apresentam os seus espectáculos, desenvolvendo um trabalho de investigação em modernas e amplas instalações. 


O júri, presidido pelo director geral do Instituto Nacional das Artes Cénicas e da Música (INAEM), Juan Carlos Marset, com a vice-presidência da subdirectora geral de Teatro, Sonia Postigo, integrou ainda Alex Rigola, María Ruiz, José Bablé, Anxeles Cuña, Jesús Cimarro e Juan Mayorga, galardoado na edição anterior.

Sem comentários: