quarta-feira, 28 de abril de 2010

AT ONCE - Performance de Ana Mira


Nas COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA DANÇA, o Balleteatro Escola Profissional apresenta AT ONCE, Performance de Ana Mira, dia 28 Abril, pelas 16h30.

Em Setembro 2009 participei no Solo Performance Commissioning Project em Findhorn, na Escócia.Neste projecto coreógrafos e bailarinos, com o apoio de várias entidades e pessoas da sua comunidade artística, comissariam um solo de Deborah Hay. A coreógrafa norte-americana transmite o solo e guia os participantes na sua performance durante um período de 11 dias num contexto de residência. Após a conclusão desta experiência com Deborah Hay, cada participante compromete-se a praticar o solo diariamente e adaptá-lo consoante a sua linha estética e processo criativo, por um período mínimo de 3 meses antes da primeira apresentação pública do solo. Ao longo de 5 meses, em colaboração com o artista plástico Francisco Tropa, fiz a adaptação de At Once. Neste evento apresento a versão de At Once para estúdio com duração aproximada de 30 minutos.” – Ana Mira


No dia 29, pelas 19h00 é apresentado V.E.R. - VERMELHO, ENCARNADO E RUBRO, com direcção artística de Ana Macara.

Um trabalho cénico afectado pela obra de Roland Barthes, onde o vermelho da paixão se cruza com os rubros do quotidiano e o encarnado da nossa sanguinidade.
Fragmentos de um Discurso Amoroso, é uma resposta do autor Roland Barthes aos seus contemporâneos, que haviam marginalizado completamente a linguagem do amor de sua esfera do pensamento, das suas concepções artísticas, culturais ou científicas. Ela era reputada como algo pertencente a um passado excessivamente sentimental, sendo, portanto, segregada por aqueles que se consideravam modernos.
Também neste espectáculo queremos recuperar o valor das paixões, emoções levadas ao rubro, encarnadas em nossos corpos.

Sem comentários: