Jeremias Fisher - a História do Menino Peixe, música de Isabelle Aboulker e libreto de Mohamed Rouabhi, na versão portuguesa de Luís Rodrigues, sobe à cena no Porto, no Teatro Carlos Alberto, nos dias 15, 16 e 17 de Abril.
Com direcção cénica de Michel Dieuaide, direcção artística de Catarina Molder e coordenação musical Nuno Barroso, conta com interpretação de Catarina Molder, Luís Rodrigues, Jorge Martins, Pedro Frias e do Coro Infantil da Companhia de Ópera do Castelo.
A Companhia de Ópera do Castelo, produtora deste espectáculo, é uma estrutura apostada em renovar os modos de produção e recepção dos universos da ópera e da música erudita em Portugal, alargando-os a todos os públicos, cruzando disciplinas artísticas e provando – se necessário fosse – que a pedagogia não tem de ser sinónimo de condescendência.
Versão portuguesa da ópera estreada em 2007 na cidade de Lyon, Jeremias Fisher coloca em movimento o libreto que Mohamed Rouabhi adaptou da sua homónima peça de teatro e para o qual Isabelle Aboulker compôs uma partitura abertamente contemporânea, materiais que Michel Dieuaide transformou num vibrante objecto músico-cénico. Metáfora a um tempo sombria e luminosa sobre a aceitação da diferença ao longo dessa aventura a que chamamos "crescer", Jeremias Fisher narra a história de um filho de pescadores que, de metamorfose em metamorfose, se transforma num menino peixe, até chegar o dia em que tem de regressar ao oceano. Rouabhi dedica esta história a todas as "crianças solitárias". Num gesto de sabedoria isento de qualquer traço de paternalismo, que resume aliás o conceito deste espectáculo, acrescentou à dedicatória: "Ou que se tornarão um dia solitárias".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário