
Que a nossa identidade vem da memória e do que dela fazemos é o que nos recorda a companhia espanhola "A Voadora" com "Super 8" (18h30, Balleteatro). Este espectáculo de comédia musical assente em sketches que usam o cinema como metáfora da memória faz com que não esqueçamos que, como diz "A Voadora", "a memória é selectiva e, por vezes, traiçoeira, mas é nossa."
Também de Espanha, mas desta feita pela mão do Teatro Corsário, chega-nos "La Maldición de Poe" (22h, Constantino Nery), numa encenação de Jesus Peña que, a partir de várias das famosas histórias de Edgar Alan Poe constrói um espectáculo de marionetas que coloca em palco o ambiente negro de algumas das mais célebres e mais clássicas histórias de terror.

O NEC - Núcleo de Experimentação Coreográfica e o FITEI - Festival Internacional de Expressão Ibérica estão a preparar a inauguração de uma nova rua da cidade do Porto, Sábado, 4,12h30, no âmbito da conclusão do VIVER A RUA, da autoria do artista britânico Joshua Sofaer, onde terá lugar o lançamento do catálogo do projecto.
Inicialmente o júri do projecto analisou as candidaturas, seleccionou 5 finalistas e posteriormente a Comissão de Toponímia da Câmara Municipal do Porto definiu o nome vencedor, que foi aprovado pelo executivo camarário.
Esta celebração contará com a presença de Joshua Sofaer e dos autores das 5 nomeações, que prestam homenagem a Gisberta Salce Júnior, David Sobral, Natália Gandra, Jorge Vasques e António Nicolau d'Almeida.
Todas as participações foram fundamentais para a concretização deste projecto, cujos objectivos principais são levar os cidadãos a reflectir sobre quem são as pessoas que admiramos actualmente? Quem queremos que nos sirva de modelo? Quem são as pessoas importantes que esquecemos? Quem de entre os nossos familiares e amigos mais nos apoiou e transformou as nossas vidas? E dar a conhecer também os heróis "anónimos" da nossa cidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário