sexta-feira, 3 de junho de 2011

O Penúltimo Dia do FITEI 2011

Lamartine (de Azeredo) Babo foi um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira e é hoje (16h; TeCA) recordado pelo texto do dramaturgo e encenador brasileiro Antunes Filho, nesta que é a segunda etapa da sua trilogia sobre o Rio de Janeiro. Antunes Filho propõe-nos um espectáculo com música ao vivo de canções de Lamartine Babo outrora interpretadas por Carmen Miranda, Francisco Alves, Mário Reis entre tantos outros cantores famosos do Brasil de então.

Que a nossa identidade vem da memória e do que dela fazemos é o que nos recorda a companhia espanhola "A Voadora" com "Super 8" (18h30, Balleteatro). Este espectáculo de comédia musical assente em sketches que usam o cinema como metáfora da memória faz com que não esqueçamos que, como diz "A Voadora", "a memória é selectiva e, por vezes, traiçoeira, mas é nossa."

Também de Espanha, mas desta feita pela mão do Teatro Corsário, chega-nos "La Maldición de Poe" (22h, Constantino Nery), numa encenação de Jesus Peña que, a partir de várias das famosas histórias de Edgar Alan Poe constrói um espectáculo de marionetas que coloca em palco o ambiente negro de algumas das mais célebres e mais clássicas histórias de terror.


O NEC - Núcleo de Experimentação Coreográfica e o FITEI - Festival Internacional de Expressão Ibérica estão a preparar a inauguração de uma nova rua da cidade do Porto, Sábado, 4,12h30, no âmbito da conclusão do VIVER A RUA, da autoria do artista britânico Joshua Sofaer, onde terá lugar o lançamento do catálogo do projecto.

Inicialmente o júri do projecto analisou as candidaturas, seleccionou 5 finalistas e posteriormente a Comissão de Toponímia da Câmara Municipal do Porto definiu o nome vencedor, que foi aprovado pelo executivo camarário.

Esta celebração contará com a presença de Joshua Sofaer e dos autores das 5 nomeações, que prestam homenagem a Gisberta Salce Júnior, David Sobral, Natália Gandra, Jorge Vasques e António Nicolau d'Almeida.

Todas as participações foram fundamentais para a concretização deste projecto, cujos objectivos principais são levar os cidadãos a reflectir sobre quem são as pessoas que admiramos actualmente? Quem queremos que nos sirva de modelo? Quem são as pessoas importantes que esquecemos? Quem de entre os nossos familiares e amigos mais nos apoiou e transformou as nossas vidas? E dar a conhecer também os heróis "anónimos" da nossa cidade.

Sem comentários: