segunda-feira, 11 de julho de 2011

O Outro, agora em Lisboa

Depois da apresentação no Porto, entre 15 e 31 de Julho está no cartaz de Lisboa O OUTRO, Coprodução Escola de Mulheres / Teatro Bruto.

O Outro é uma criação e co-produção da Escola de Mulheres e do Teatro Bruto, numa visão cénica dupla de Ana Luena e Marta Lapa. Um processo de contágio onde se confundem e misturam intencionalmente as matérias, os conceitos e as linguagens. Nesse sentido, e como criadoras de propostas teatrais tão diferentes, a ideia do duplo assume-se desafiante em todas as suas equações. O Estranho caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde, retrata a natureza dual da personalidade humana, nessa guerra permanente entre o bem e mal, a razão e o instinto. A consciência de Dr. Jekyll da duplicidade do seu carácter, leva-o a querer separar os aspectos benéficos e maléficos da sua natureza, desenvolvendo para isso no seu laboratório, situado num teatro anatómico, uma droga a que ele recorre para libertar o seu alter ego. A partir da ideia de que o Homem transporta em si pulsões antagónicas, patente no romance de Robert Louis Stevenson, interessa-nos explorar e descortinar as múltiplas formas deste enunciado. Não se pretende reconstruir uma narrativa teatral desta obra, mas recriar e criar um objecto cénico distinto a partir das pistas que ela nos apresenta. A natureza do duplo assume-se então como espectacular, alternando e realizando a sua figuração espectral entre a vida e a morte, entre os sexos, entre si e o objectivo, entre o reconhecimento e a negação do real. O Outro é uma inquietante dúvida entre um ser uno e a possibilidade da sua transcendência, na criação de duplos que se transformam num outro. Um caminho para a liberdade onde só a morte afirma de novo a sua unidade enquanto algo irredutível, cessando a ilusão de ser ou! tro, ou de que este outro corresponda ao seu duplo. A procura da liberdade conduz-nos às trevas e estilhaça a moralidade.

A partir de O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde, de Robert Louis Stevenson, com dramaturgia e encenação de ANA LUENA e MARTA LAPA e música original de SÉRGIO MARTINS e RUI LIMA.

Sem comentários: