quarta-feira, 13 de julho de 2011

SA Marionetas na Bélgica




A Companhia S.A.Marionetas-Teatro & Bonecos irá estar presente no 23º International Puppetbuskersfestival na cidade de Gent na Bélgica com o Teatro tradicional Português de Marionetas; o Teatro D.Roberto com as peças "O Barbeiro" + "A Tourada"+""Rosa e os 3 Namorados"+" O Castelo dos Fantasmas" representando assim todo o reportório conhecido desta forma de teatro portuguesa.

O Teatro de Robertos representa, seguramente, uma das tradições mais antigas das artes cénicas, não só na sua vertente portuguesa e europeia, mas também nos heróis populares do oriente. De facto, a origem desta forma de arte popular de representação remonta, na tradição europeia à Commedia dell' Arte italiana do século XVI e não parece ser improvável que as tradições orientais tenham tido, de alguma forma, influência na evolução deste tipo tradicional de representação.

É durante o século seguinte que a deambulação de artistas, principalmente franceses e italianos, proporciona uma miscigenação neste tipo de teatro, estando a sua evolução intimamente relacionada com as especificidades culturais de cada país. Em todo o caso, traços constantes atravessam todas as tradições europeias de heróis populares: o carácter subversivo/burlesco dos textos e representações, a utilização de palhetas que emitem sons estridentes (simultaneamente ideais para captar a atenção do público bem como para realçar a sincronização gesto/som, tão importante na criação de uma aparência de "vida" nos pequenos bonecos de luva) e, por fim, a invencibilidade dos heróis, capazes até de vencer o pior dos inimigos - a morte. Contudo, interessa realçar a peculiaridade da ramificação portuguesa, visto todas as personagens envolvidas possuírem " voz de palheta".

Sem comentários: