domingo, 22 de janeiro de 2012

Co-produção Pé de Vento e Jangada Teatro constitui uma viagem ao universo da tradição cultural angolana


Pethelo-a-Kuma é o pequeno-grande herói desta história do escritor angolano João Miranda, encenada por João Luiz, que estreia no próximo dia 4 de Fevereiro, no Teatro da Vilarinha, no Porto.

Pethelo-a-Kuma, o menino inteligente sabia quase tudo, mas restava-lhe uma dúvida. Em busca da explicação e entendimento daquilo que não sabia ainda e queria a todo o custo saber, parte rumo ao Kalunga (onde o Sol morre). A viagem de Pethelo resulta numa sucessão de acontecimentos que envolvem o sabor da aventura e a inverosimilhança do sobrenatural, num desenrolar típico da narrativa oral – uma história sem tempo e sem espaço, que dá a conhecer aspetos da tradição cultural angolana.

O desafio de levar à cena um autor oriundo de um país africano de língua oficial portuguesa partiu da Jangada Teatro, de Lousada. A escolha recaiu sobre Pethelo-a-Kuma, o menino inteligente, de João Miranda, porque nos encontramos perante um conto que nos conduz a um mundo fantástico e maravilhoso, explica o Pé de Vento. Esta é a primeira co-produção destas duas companhias de teatro nortenhas.

O espectáculo, direccionado para público infanto-juvenil, fica em cena no Teatro da Vilarinha de 4 de Fevereiro a 4 de Março

Sem comentários: