quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Lançado no Porto o CENA - Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual


Depois do lançamento em Lisboa, no dia 11 de Dezembro, o CENA - Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual, foi também lançado no Porto, com ampla participação de músicos, actores e trabalhadores audiovisuais, maioritariamente jovens.

Por lá passaram muitas pessoas que sentem a necessidade de uma melhor e maior organização dos trabalhadores dos sectores das artes de palco. Durante os eventos, em Lisboa e no Porto, fizeram-se novos sócios, discutiram-se assuntos do interesse geral e conviveu-se bastante, na esperança de que o CENA possa ser um ponto de encontro entre os diferentes profissionais dos diferentes campos que abrange.

O encontro do Porto iniciou com algumas tertúlias sectoriais onde foi possível ouvir o que as pessoas acham essencial ser discutido em temas tão diversos como Contratação e Segurança Social, Ensino Artístico, Estruturas Estatais, Estruturas Independentes, Direitos de Autor e Direitos Conexos.

"Nestes tempos difíceis para os sectores dos Espectáculos e do Audiovisual, só a forte ligação entre os seus trabalhadores pode ajudar a travar batalhas que não nos deixem perder os poucos direitos que ainda temos e que nos levem a mostrar ao poder político e à sociedade civil que precisamos de um tratamento mais digno para termos mais e melhores condições na criação artística e na sua exposição", podia ler-se na convocatória para o evento do Porto.

Sem comentários: