quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Esta é a Minha Cidade e Eu Quero Viver Nela | Regresso ao Porto

Esta é a Minha Cidade e Eu Quero Viver Nela é um projecto que parte da cidade, da vivência que nela se constrói dia-a-dia, do quotidiano às vezes doloroso dos espaços, dos sentidos que se encontram nas coisas mínimas, nas pessoas, atrás de um muro, de uma esquina, de um banco de jardim, de uma porta fechada, de uma janela entreaberta. É um projecto de colaboração que já conheceu quatro edições em Lisboa e agora se estende ao Porto, sempre com a mesma permissa: o Teatro do Vestido convida criadores exteriores à companhia e durante duas semanas de trabalho intensivo concebe um projecto de intervenção e questionamento da cidade.

Para esta edição especial no Porto, que agora regressa depois do êxito da sua primeira apresentação, o Teatro do Vestido propõe-se descobrir uma cidade que lhe é, de certa forma, estrangeira, com a ajuda de criadores que a ela pertencem, ou pertenceram, ou se encontram em processo de vir a pertencer. Conduzidos pelos seus olhos, memórias e interrogações, lançam-se como cegos numa cidade nova para poderem vir a desejar viver nela também. Como descobrir uma cidade? “As grandes cidades ensinam, educam, e não com doutrinas roubadas aos livros. Não há aqui nada de académico, o que é lisonjeiro, pois o saber acumulado rouba-nos a coragem”, responde Robert Walser. Coragem – uma palavra-chave para conquistar território desconhecido.

Criação colectiva com direcção de Joana Craveiro e interpretação de Ainhoa Vidal, Gonçalo Alegria, Joana Craveiro, Rosinda Costa, Sofia Dinger, Tânia Guerreiro e Victor Hugo Pontes.

Esta é a Minha Cidade e Eu Quero Viver Nela, reposição no Mosteiro de S. Bento da Vitória, entre 5 e 12 de Setembro.

Sem comentários: