terça-feira, 8 de julho de 2008

Encontros na Cerca no Festival de Almada



Até ao próximo dia 18 de Julho decorre em Almada e em Lisboa a 25ª edição do Festival de Teatro de Almada.


Para além da programação do festival, estão ser realizados os "Encontros na Cerca", colóquios incluidos nos "Actos Complementares" do festival.


O primeiro destes colóquios realizou-se no passado dia 5 de Junho, subordinado ao tema "POR QUÊ OS FESTIVAIS DE TEATRO? QUAL O SEU FUTURO?" e teve a participação de José Monléon, director do IITM Instituto Internacional de Teatro do Mediterrâneo, que foi co-organizador do debate, e do Festival Madrid Sur.


"Qual será o futuro dos festivais? Até onde é que contarão com o apoio da política de mercado? Até que ponto serão condenados por não aceitar a lei da oferta e da procura? Será que o poder necessita de cidadãos lúcidos ou só de votantes? Uma vez mais, o teatro está no fio da navalha, nessa linha, desditosamente débil, que une tantas vezes a política à cultura." José Monleón lançava as questões para o debate que foi moderado por Joaquim Benite, director do festival de Almada e que teve a participação de Mário Moutinho (FITEI), José Luis Ferreira (PO.NTI), Mark Depuutter (Alkantara), Abdelkader Gonegai (Festival de Casablanca), Francisco Suárez (Festival de Mérida) e Miguel Murillo (Festival de Badajoz).

O próximo "Encontro na Cerca" será o colóquio internacional "CORPOS EM PALCO E PRÁTICAS CÉNICAS", organizado em colaboração com a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, que contará com os participantes estrangeiros: Aglika Stefanova (Bulgária); Ian Herbert (Inglaterra); Ivan Medenica (Sérvia); Jean-Pierre Han (França); Manabu Noda (Japão); Mark Brown (Escócia); Miloš Mistrík (Eslováquia); Zeynep Oral (Turquia); José Gabriel Antuñano (Espanha) e osparticipantes portugueses: Ana Pais; Christine Zurbach; Constança Carvalho Homem; Daniel Tércio; João Carneiro; Maria Helena Serôdio; Maria José Fazenda; Paulo Eduardo Carvalho; Rita Martins; Rui Pina Coelho; Sebastiana Fadda.


"Após um século durante o qual se sucederam os mais diversos modelos de representação e os mais distintos entendimentos das funções expressivas reservadas ao “intérprete” – paralelamente a audaciosos cruzamentos disciplinares –, gostaríamos de trocar algumas ideias e experiências sobre o modo como as diferentes práticas cénicas contemporâneas vêm explorando as infinitas virtualidades do corpo em palco."

A programção do festival pode ser consultada em http://www.ctalmada.pt/cgi-bin/wnp_db_dynamic_browse.pl?dn=db_festivais&sn=festival_2008

Sem comentários: