quarta-feira, 9 de julho de 2008

Espectáculos MUGATXOAN 2008


Espectáculos MUGATXOAN 2008 no AUDITÓRIO MUSEU SERRALVES


Mugatxoan '08 apresenta-se como um projecto em trânsito –o acto de ir de um espaço a outro -, e como o lugar e o tempo em que isto sucede.

O programa divide-se em três blocos principais: Oficinas, Residências/Produções e Apresentações. As actividades programadas são dirigidas à produção de conteúdos práticos e teóricos, a serem articuladas entre os diferentes participantes activos (a produzir e a reflectir).

A iniciativa decorre entre 9 e Junho a 20 de Julho no Arteleku, Donostia, e na Fundação de Serralves, Porto - entidades que têm sido parceiras e produtoras associadas do projecto desde 2001. Este ano junta-se-lhes um novo centro, La Laboral Escena de Gijón, que acolherá as produções em residência durante o mês de Setembro.

Entre 9 de Junho e 20 de Julho, o Arteleku e a Fundação de Serralves vão apresentar as seguintes peças: The breast piece (Praticable), de Alice Chauchat; Ohne Worte, Extracto (Praticable), de Isabelle Schad; Performance, de Éric Duyckaerts; A long way back, de Sandra Cuesta; Shichimi Togarashi, de Juan Domínguez/ Amalia Fernández; Sono qui per l’amore, de Massimo Furlan e O decisivo na política…de Jorge Andrade.

O programa inclui igualmente as Oficinas orientadas por Alice Chauchat, Eric Duyckaerts, Juan Domínguez, Massimo Furlan e Claire de Ribaupierre, em que participarão os dez artistas seleccionados mediante uma convocatória internacional. Um primeiro período da residência será ainda destinado à produção dos projectos de Marta Bernardes (Porto), Amaya González-Reyes (Pontevedra) e Filipa Guimarães (Porto), participantes da residência Mugatxoan na última edição.

Mugatxoan 2008 propõe um programa com vários exemplos representativos das artes contemporâneas (dança, artes visuais, teatro, performance) e integra a investigação e a produção de novas obras.

10 de Julho, às 22h00
O DECISIVO NA POLÍTICA NÃO É O PENSAMENTO INDIVIDUAL, MAS SIM A ARTE DE PENSAR A CABEÇA DOS OUTROS
Jorge Andrade

Neste projecto pretendem explorar-se, por um lado, o “espectáculo” como puro entertainment, tal como é entendido no âmbito de muitas das práticas performativas e audio-visuais dirigidas às massas, e, por outro lado, o “espectáculo” como recurso de persuasão, tal como é entendido no âmbito da performance política. Entre o verdadeiro e o falso, ideologia e publicidade, emoção e verosimilhança, líderes políticos e personagens fictícias da cultura popular (eventualmente mais persuasivas do que os políticos), entre a representação in situ e o multimédia, o espectáculo visa ilustrar a ideia de que, citando Brecht, “o decisivo na política não é o pensamento individual, mas sim a arte de pensar a cabeça dos outros”.

Direcção: Jorge Andrade
Selecção de textos: Jorge Andrade e Pedro Gil
Vídeo: Itziar Zorita Agirre
Interpretação: Jorge Andrade (em cena); Jorge Andrade e Pedro Gil (em vídeo)
Cenografia: José Capela
Luz: João d’Almeida
Som: Isabel Novais e Hugo Franco
Assistência: John Romão



No dia 13 de Julho, 22h00
SONO QUI PER L'AMORE
Massimo Furlan.

Começar a partir de um relato arcaico, de uma estrutura elementar, a de um conto de fadas, que constitui uma verdadeira fábrica de relatos e de acções. Voltar a uma história que é essencial, quer pelo seu conteúdo quer pelo território que desenha e, melhor ainda, pelo vínculo que cria entre a criança que escuta e a mãe ou o pai que contam. Partir de essa intimidade.Atravessar a violência destas histórias, afrontar os sentimentos desagradáveis que surgem de frases, página a página, e que falam da vida como uma iniciação: suportar as provas dolorosas da separação, do abandono, da perda e da morte.As imagens sucedem-se, quase sem palavras, quase sem acção, enigmáticas, entrelaçando-se com a lógica dos sonhos. Surgem do negro, capturam o olhar, impõem o seu tempo. (...)


(...) O conto impõe um poder fantástico de inversão e alteração da situação: o que estava na sombra ilumina-se, o que estava morto reanima-se, o pequeno vence o grande, as crianças derrubam os seus medos, fazem-se grandes e superam os seus pais.
Claire de Ribaupierre


Com a participação de Louis Auberson, Céline Bottarelli, Diane Decker, Anne Delahaye, Philippe de Rham, Claire de Ribaupierre, Karine Dubois, Antoine Friderici, Lena Furlan, Lisa Furlan, Massimo Furlan, Sun-Hye Hur, Hervé Jabveneau,Julie Monot, Marie-Jane Otth, Stéphane Vecchione

Co-produção: Arsenic, La Bâtie-Festival de GenèveApoios: Loterie romande, Etat de Vaud, Ville de Lausanne, Pro Helvetia - Fondation suisse pour la culture, Banque Cantonale Vaudoise, Corodis

Sem comentários: