quinta-feira, 24 de julho de 2008

FIAR apresenta Show Your Face!


Os segredos da alma e da matéria são contados nesta peça da companhia eslovena Betontanc & Umka.Lv, que invade a esplanada do castelo de Palmela no dia 26 de Julho. Espectáculo inserido no Festival Internacional de Artes de Rua - FIAR, em Palmela.

Da filosofia do FIAR destacam-se dois conceitos – Matrizes e Itinerários – que, ano após ano, vão sendo reforçados. Em torno do primeiro, procura-se juntar espectáculos e iniciativas que melhor definam a singularidade do festival – registos da memória, linhas de pesquisa no teatro e na performance contemporâneos, tradições renovadas, criações locais. Com os Itinerários reinventa-se, através das palavras, dos corpos e dos gestos de actores, bailarinos, músicos e cantores, o espaço envolvente que acolhe o festival.

Show Your Face! será apresentado no dia 26 de Julho. Freudianos de um lado e físicos nucleares do outro tratam de desvendar os últimos segredos da alma e da matéria. Está à vista que é muito fácil destruir um corpo, mas o mesmo não se passa com a alma. Ou será que também a História esconde métodos para destruir almas? A resposta, promete a companhia, não vai ser "acerca de dar palmadinhas nas costas a alguém". Pelo contrário, o "espectáculo será o juízo final para todos nós, porque nos permitimos esquecer".

Sem comentários: