segunda-feira, 28 de julho de 2008

O Público de Garcia Lorca


O espetáculo O Público do XPTO, com direcção geral de Osvaldo Gabrieli e direcção musical de Beto Firmino, está em cena no Teatro Coletivo Fábrica São Paulo, de 12 de Julho a 28 de Setembro de 2008.

O Público, peça de Garcia Lorca pouco encenada no Brasil, integra a celebração dos 110 anos de nascimento do poeta espanhol.

O grupo de teatro XPTO é criado no ano de 1984, pelo artista plástico argentino Oswaldo Gabrielli e pelo músico e compositor brasileiro Roberto Firmino e ainda por Natália Barros e André Gordon. Já em 2007 o grupo tinha abordado os textos de Garcia Lorca, com a montagem de Lorca - Aleluia erótica em 38 quadros e um assassinato.

Considerado o principal expoente da fase surrealista do poeta, o espetáculo O Público reproduz uma montagem de Romeu e Julieta, onde o encenador da peça (interpretado por Osvaldo Gabrieli), em crise, resolve substituir a actriz que faz Julieta por um jovem actor (vivido por Bruno Caetano). O público descobre o truque e assassina os intérpretes, inclusive a verdadeira Julieta que estava amordaçada de baixo das poltronas - a cena não é mostrada de forma explícita. O assassinato é discutido por outros personagens a partir de diferentes versões e suposições do que realmente aconteceu. O crime desencadeia uma revolução que põe em evidência questionamentos sobre o próprio fazer teatral.

O Público tem como tema central o amor que vai além dos géneros masculino e feminino, o amor que não se define como uma classificação do desejo, mas apenas como desejo.

Ficha Técnica
Texto: Federico Garcia Lorca
Tradução: Beto Firmino e Osvaldo Gabrieli
Participação na edição final da tradução: Mariano Mattos Martins e Rodolfo Dias Paes (Dipa)
Núcleo de Criação: Beto Firmino, Mariano Mattos Martins, Osvaldo Gabrieli e Rodolfo Dias Paes (Dipa)
Direção, direção de arte e iluminação: Osvaldo Gabrieli
Direção musical e músicas compostas Roberto Firmino
Preparação corporal: Simone Mello
Elenco: Alex Bartelli, André Bubman, Bruno Caetano, Felipe Vasconcellos, Marcelo Callegaro, Mariano Mattos, Osvaldo Gabrieli, Rafael D´avila, Roberto Firmino e Tomaz Auricchio.

Sem comentários: