sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Nova montagem de "Viúva, Porém Honesta", de Nelson Rodrigues


O Grupo Gatu montou o clássico de Nelson Rodrigues, com direcção de Eloisa Vitz, no Teatro Gil Vicente, S. Paulo, onde estará em cena até 14 de Dezembro de 2008.

Escrita em 1957, Viúva, Porém Honesta foi considerada um desabafo contra a sociedade, especialmente a classe de médicos, psicanalistas e jornalistas, incluindo a crítica teatral, muitas vezes contundente e agressiva com a sua obra.


Um dono de jornal, para resolver o problema da sua filha Ivonete, convoca uma reunião multidisciplinar com um médico, um psicanalista, uma dona de bordel e até o diabo. A presença de duas tias solteironas remete ao moralismo barato, perverso e estereotipado. Esposa adúltera e mal identificada sexualmente, Ivonete transforma-se em uma viúva devotada após a morte do marido, Dorothy Dalton, um delinquente, homossexual, empregado como crítico de teatro no jornal e obrigado a casar-se com a filha do patrão.

Além de uma retaliação feroz à sociedade, a peça serviu como um embrião para tipos revisitados noutros trabalhos. Pela mão dos personagens, o público é levado com muito humor e sarcasmo a uma viagem ao universo de Nelson Rodrigues. Por meio de um assunto aparentemente banal, o autor desmascara o "status quo" das instituições falidas. Texto ácido e sarcástico, estrutura narrativa inusitada e não linear.


Ficha Técnica:

Encenação: Eloisa Vitz
Assistente de encenação: Daniela Rocha
Produção: Grupo Gatu
Elenco: Carlos Gimenez, Daniela Rocha Rosa, Diogo Pasquim, Edson Alves, Elam Lima, Eloísa Vitz, Gabriel Ferry, Laura Vidotto, Miriam Jardim, Marco Barreto, Marcos Batista e Marcos Machado.

Sem comentários: