quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Companhias do Grande Porto na programação dos teatros europeus

Ensemble e Assédio apresentam Todos os que falam no XVII Festival da UTE/Teatrul Bulandra (Bucareste, Roménia) nos dias 12 e 13 de Novembro. Compilação em cena de quatro dos onze “dramatículos” escritos por Samuel Beckett entre 1962 e 1984 – muito provavelmente a sua contribuição mais radical para o teatro do séc. XX –, Todos os que Falam (2006) é uma co-produção entre o Ensemble, a Assédio e o TNSJ. Fiel ao princípio de que “menos é mais”, uma equipa de criadores e intérpretes, liderada pelo apuradíssimo sentido de escuta de Nuno Carinhas, reconduz-nos à casa da essencialidade beckettiana, esse lugar estranho mas ainda assim habitável, onde o precário sentido das coisas do mundo é interrogado por vozes que se materializam no escuro.
Quatro "dramatículos" de Samuel Beckett com tradução de Paulo Eduardo Carvalho, encenação e cenografia de Nuno Carinhas, figurinos de Bernardo Monteiro, desenho de luz de Nuno Meira, desenho de som de Francisco Leal e as interpretações de Alexandra Gabriel, Emília Silvestre, João Cardoso e Rosa Quiroga.

Circolando está em França onde apresentou Cavaterra, no dia 10 de Novembro, em Albertville. A digressão continua com apresentações nos dias 13 e 14 em Reims (La Manége de Reims, Scéne Nationale), e em Douai (L´Hippodrome, Scéne Nationale), nos dias 18 e 19. Espectáculo transdisciplinar, Cavaterra, conta, sem palavras, histórias das profundezas da terra. Longe das abordagens realistas e politizadas do universo das minas, Cavaterra faz o elogio poético das matérias, cores e sensações. A terra, a pedra, o carvão. O preto, o castanho e o ocre. A noite e a luz. A solidão, a exaustão e a deformação de um corpo de trabalho. Cavaterra inventa o sonho dos homens-toupeira. Traz a beleza e o espanto ao mundo do medo, do cansaço e da exploração.


Sem comentários: