terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Realismo, sonhos e literatura entrelaçam-se em 'Llueve en Barcelona'


“ Llueve en Barcelona” pela Companhia do Centro Dramático Nacional apresenta-se em Madrid, na Sala Francisco Nieva do Teatro Valle-Inclán. Escrita pelo jovem dramaturgo catalão Pau Miró e dirigida por Francesco Saporano, permanecerá em cartaz até 8 de Março.

A protagonista de 'Llueve en Barcelona' é Lali, uma jovem prostituta que se encontra no centro de um peculiar triângulo amoroso. Por um lado está Carlos, seu chulo e parceiro sentimental. Por outro, encontra-se David, um livreiro transformado em cliente habitual, que enfrenta as mudanças derivadas pelo iminente falecimento de sua mulher. Juntos compõem um puzzle de sentimentos cruzados que reflecte as contradições da sociedade actual, em que os extremos opostos parecem tocar-se.

A acção desta nova produção do CDN situa-se no bairro barcelonês El Raval, caracterizado por ser um reflexo da mescla da realidade contemporânea. Prostitutas, drogados, jovens universitários e intelectuais, saídos do museu ou da ópera compõem um mosaico cénico onde se funde a literatura de Nietzsche ou Freud com os sonhos por cumprir e as histórias marginais.

O elenco de 'Llueve en Barcelona' é composto por três intérpretes que contam com uma larga experiência no teatro, cinema e televisão. O papel feminino foi entregue à jovem María Valverde, que participou recentemente no espectáculo 'Puerta del Sol, um episódio nacional'. O elenco completa-se com Víctor Clavijo e Toni Cantó.

A versão catalã deste espectáculo estreou-se em 2004 com o aplauso da crítica e do público e obteve cinco nomeações para os prémios Butaca. O texto foi traduzido para castelhano, italiano, francês, português, polaco e inglês. Em 2007 foi apresentado no Teatro Nuovo, de Nápoles e em 2008 no Teatro Piccolo, de Milão, onde ganhou o Prémio Nacional da Crítica em Italia. Em 2006, o Festival de Outono de Madrid apresentou uma versão em castelhano intitulada 'Lluvia en el Raval', pela companhia Segundo Viento.

Agora, o Centro Dramático Nacional aposta em 'Llueve en Barcelona', com encenação de Francesco Saponaro, que também assina a cenografia, guarda-roupa de Antonio Belart e desenho de luz de Rafa Echeverzque. 'Llueve en Barcelona'
permanecerá instalado na Sala Francisco Nieva del Teatro Valle-Inclán até ao próximo dia 8 de Março.

Sem comentários: