segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Um ritual culinário em Viseu


28, 29 e 30 de Janeiro, no Teatro Viriato, em Viseu, Portugal, ME GUSTA, um ritual culinário da Companhia Laika (Bélgica).

Quem já assistiu ao Hotel Tomilho, ao peepshow culinário Peep&eat ou ao concerto gastronómico Patatboem sabe que os espectáculos da companhia Laika conseguem estimular muito mais do que apenas os olhos e os ouvidos. A nova produção Me Gusta não é excepção. É uma nova experiência culinária que descobre a gastronomia exótica e é pensada para deslumbrar o paladar.

Ignorando fronteiras entre países e gerações, três actores, uma bailarina e dois cozinheiros preparam um novo ritual culinário, que oscila entre o formalismo e rigor de uma cerimónia de chá japonesa e a exuberância dos festins canibalescos. Inspiram-se em receitas comuns e exóticas e propõem ao público um menu universal. Legumes e ingredientes dos quatro cantos do mundo são misturados numa panela onde se acrescenta uma pitada de tradições e costumes.

Me Gusta aborda as tradições culinárias e os rituais de servir a comida. Baseia-se em entrevistas com pessoas de diferentes gerações e contextos culturais diversos, que foram questionadas sobre as diferenças sentidas ao experimentarem a comida de outros, mas também sobre as alterações na sua própria tradição culinária. É um espectáculo colorido e transparente, apoiado por uma sonoplastia inimitável. Me Gusta é uma aventura cultural cheia de surpresas, que exige um desprendimento total do público!


Concepção e direcção Peter De Bie
Performers Lieve De Pourcq, Simone Milsdochter, Alain Rinckhout, Bram Smeyers e Michiel Soete
Música original Peter Vermeersch
Luz Anton Van Haver
Figurinos Manuela Lauwers ADVICE Jo Roets
Dramaturgia Caroline Fransens
Coreografia Anabel Schellekens
Co-produção Laika, Le Volcan, scène nationale du Havre, Cultuurcentrum Genk, Linz 2009 Capital europeia da Cultura e Festival SCHÄXPIR / Land Oberösterreich

Sem comentários: