sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

"PORTUGAL e a MEMÓRIA - A REPÚBLICA" tema em Torres Vedras


No ano em que se comemora o primeiro Centenário da Implantação da República em Portugal, o Teatro-Cine de Torres Vedras subordina o Ciclo PORTUGAL e a MEMÓRIA a esta temática, num evento que terá lugar de 22 a 27 de Março e que se pretende de exploração da memória colectiva. Com o propósito de acentuar a vertente que transforma o Teatro-Cine de Torres Vedras num agente cultural cívico, o evento PORTUGAL e a MEMÓRIA servirá, em 2010, de mote para a promoção de um encontro crítico e reflexivo entre novos criadores, oriundos de distintas áreas criativas, acerca do tema "A Implantação da República, o seu ideário e o seu imaginário". A proposta deve basear-se neste ponto específico da nossa memória colectiva, para que se investigue e se conheça melhor o seu imaginário, os seus protagonistas e os tempos e as forças que se confrontaram na altura. A partir daí o que se visa é criar, de um modo livre e actualizado, obras que estabeleçam novos olhares e questionem a nossa herança cultural, revitalizando-a.

Seguindo este princípio, em 2010, propõe-se um regime de residência na Cidade de Torres Vedras onde se desenvolvam projectos nas áreas das artes performativas e artes visuais, assentes na exploração e dissecação dos significados e processos de construção da memória colectiva tendo por base a temática da Implantação da República.

Todos os interessados em participar devem apresentar até ao próximo dia 7 de Março, no Teatro-Cine de Torres Vedras, por correio ou por e-mail, um curriculum completo e uma carta com as motivações que os leva a participar no evento. Dos candidatos sairão entre 8 a 10 seleccionados que trabalharão, nos espaços destinados para o efeito, em Torres Vedras, entre
os dias 22 e 27 de Março, sendo que os dois últimos dias se destinam a apresentar publicamente os resultados obtidos.

Os seleccionados serão acompanhados artisticamente, nos dias 26 e 27 de Março em que decorrerão as apresentações públicas dos trabalhos, pelos criadores convidados Alberto Lopes (Encenador e Artista Plástico), Miguel Moreira (Actor e Encenador), Manuel João Vieira (Músico e Artista Plástico) e Rui Gato (Músico e Videasta). A selecção é da responsabilidade do Teatro-Cine de Torres Vedras ou de quem por ele for incumbida. Não existe recurso e os candidatos que aceitem participar terão apoio às suas actividades, bem como à estada na cidade nos dias de participação. As apresentações públicas dos trabalhos decorrerão no Teatro-Cine de Torres Vedras, no espaço da Transforma AC, Académico de Torres Vedras e Galeria da Cooperativa de Comunicação e Cultura.

Informações úteis:
Envio de propostas para:
Portugal e a Memória 2010 – República
A/C: João Garcia Miguel
Teatro-Cine de Torres Vedras
Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560-274 Torres Vedras
Portugal
ou
teatro@cm-tvedras.pt
teatro.cine@cm-tvedras.pt
Informações e esclarecimentos
Teatro-Cine de Torres Vedras
Telefone: +351 261 338 131
Fax: +351 261 338 133

Sem comentários: