quinta-feira, 3 de março de 2011

Ciclo de Teatro do Porto | 3ª semana

No próximo fim-de-semana continua em Lisboa a mostra de teatro da cidade do Porto, com a presença de duas das estruturas mais representativas das artes cénicas da cidade: Assédio e Ensemble. O “Ciclo De Teatro Do Porto? De António Pedro À Fábrica Da Rua Da Alegria”, decorrerá até 27 de Março, numa iniciativa do Teatro São Luiz, ciclo ainda pensado pelo anterior director Jorge Salavisa com a colaboração de Isabel Alves Costa e realizado agora tendo João Pedro Vaz como comissário.

4 e 5 Mar
OSSÁRIO de Mark O’Rowe
ASSéDIO
Sexta às 22h00; Sábado às 23h15 Teatro-Estúdio Mário Viegas

Ossário é “sobre um lugar ficcional na Irlanda, uma pequena cidade abandonada por qualquer espécie de bondade, na qual todo o tipo de transacções, sejam elas físicas, comerciais ou emocionais, têm lugar a um nível violento e desumano. É como uma espécie de cidade de fronteira, sem leis, é a história de três mulheres diferentes que decorre durante um período de seis horas, e é basicamente sobre esse pequeno vislumbre de bondade, essa tentativa de sobreviver num lugar tão completamente perdido e desumano” (Mark O’Rowe). Três personagens, três mulheres, três monólogos, três narrativas que se cruzam para nos contar uma história passada algures num território entre o pesadelo e a realidade. Através da alternância de intervenções monologadas, multiplicam-se as visões sobre um mesmo conjunto de acontecimentos violentos, servidas por uma linguagem ágil, inventiva e veloz, erguida da sarjeta às alturas da mais surpreendente poesia.


5 e 6 Mar
DUETO PARA UM de Tom Kempinsky
ENSEMBLE
Sábado às 21hOO; Domingo às 17h30 Sala Principal

Uma história simples e trágica. Inspirada na vida da famosa violoncelista inglesa Jacqueline du Pré, é a história de uma mulher, Stephanie Abrahams, conceituada violinista que contrai esclerose múltipla no auge da sua carreira. O seu marido, um compositor, convence-a a visitar o psiquiatra Dr. Alfred Feldman ao perceber o efeito corrosivo que uma tão grande perda está a provocar na mulher. A peça gira à volta das sessões de Stephanie com o médico alemão e das difíceis questões que este lhe coloca e que a forçam a revelar os seus sentimentos e ansiedades mais íntimos perante ela própria, o médico e, claro, o público.A primeira de um conjunto de peças sobre artistas e sobre o papel da arte na vida das pessoas que o Ensemble pretende dar a conhecer ao público. O teatro a conjurar para o palco os músicos, os pintores, os poetas.


No Sábado, dia 5, pelas 17 horas, mais um debate, desta feita subordinado ao tema CONJUNTURAS, POTENCIALIDADES E CONSTRANGIMENTOS que contará com a presença de Ada Pereira da Silva, Daniel Pires, João Alpoim Botelho, José Luís Ferreira e moderação de Rui Pina Coelho.

Sem comentários: