quinta-feira, 31 de março de 2011

"O Fidalgo Aprendiz" no Teatro Nacional


A partir do texto homónimo de D. FRANCISCO MANUEL DE MELO, e com encenação de JOÃO PEDRO VAZ, o Teatro Nacional D. Maria II apresenta até 15 de Maio "O Fidalgo Aprendiz" .

Auto, farsa ou comédia de tipo burlesco, "O Fidalgo Aprendiz" é uma peça de teatro da autoria de D. Francisco Manuel de Melo, publicada pela primeira vez em 1665. Escrita na prisão, esta é uma obra dramática cheia de personalidades e bem portuguesa, uma farsa como o "Bourgeois Gentilhomme", com as mesmas fontes italianas. Nela se faz a crítica ao fidalgo pelintra, seguindo a tradição vicentina do Ridendo castigat mores.Aprender a dançar sem música, esgrimir sem espada, declamar sem poesia… Eis as lições para a instrução tardia de um nobre provinciano que procura deslumbrar as damas e a cidade. E, à força de tanto (se) enganar, sai enganado. Ícone da dramaturgia clássica nacional, esta peça é agora transformada num espectáculo-oficina, onde o público é convidado a mover-se entre palco e plateia, actor e espectador, observado e observador.

Interpretação de AFONSO SANTOS, CARLOS MALVAREZ, CRISTA ALFAIATE, GONÇALO FONSECA, MÓNICA TAVARES, PAULA MORA e VALDEMAR SANTOS. Trata-se de uma co-produção TNDM II e COMÉDIAS DO MINHO.

Sem comentários: