sábado, 7 de fevereiro de 2009

“Isto é arte?!!”


Curso "UMA HISTÓRIA DA ARTE - ENTRE O PASSADO E O PRESENTE" - “Isto é arte?!!”, 7 e 14 Fevereiro, Biblioteca Municipal José Régio, Vila do Conde, integrado no programa "DERIVAS ARTÍSTICAS", com concepção e orientação de Magda Henriques.

“Derivas Artísticas” é um programa de actividades pedagógicas organizado pela Circular, associação cultural promotora do festival de artes performativas com o mesmo nome, que vem ao encontro de um dos principais objectivos desta associação – promover a proximidade entre a arte e as pessoas.


Este curso organiza-se temporalmente da Antiguidade Clássica aos nossos dias.
Porque abarcar a totalidade é uma impossibilidade, concentramo-nos em alguns momentos históricos, estilos artísticos, conceitos e temas particulares e, não esquecendo a linha cronológica, cruzamos tempos históricos variados, com incursões recorrentes na contemporaneidade.
Porque, frequentemente, a compreensão do presente exige o conhecimento do passado… ou, como diz Frederico Lourenço, “O passado é convocado para – digamos assim – tornar mais nítidos, para 'afiar', os contornos do presente.”

O primeiro tema do curso é composto por duas sessões e toma como ponto de partida um dos comentários mais frequentes perante as obras de arte do nosso tempo - Isto é arte??!!! Este comentário é revelador de expectativas não cumpridas… de variações no “pensar, fazer e experienciar” a produção artística… Para compreendermos estas mudanças, fazem-se percursos pela história da arte que permitam reconhecer diferenças mas também permanências ao longo dos tempos.

Sem comentários: