sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

LA RIBOT e MATHILDE MONNIER no "Escena Contemporánea 09"


LA RIBOT e MATHILDE MONNIER apresentam "Gustavia" no "Escena Contemporánea" , de Madrid, festival que decorre na capital espanhola até 22 de Fevereiro.

Este espectáculo nasce do trabalho conjunto de duas importantes coreógrafas do panorama internacional. “Gustavia” é o resultado da concentração de ambas no desenvolvimento de dois conceitos; por um lado, a exploração do burlesco e, por outro, o questionamento sobre o futuro papel que devem desempenhar os artistas. O conceito do burlesco ou a comédia clássica tiveram códigos específicos na tradição cinematográfica (Tati, Keaton, etc), nas artes cénicas e nas artes visuais. A nível corporal concretiza-se num excesso de energia, na repetição ou no acidente. No entanto, e como a outra face da mesma moeda, também implica um aspecto trágico. Para elas, “o burlesco é a arte da transformação da incompetência em competência”.


Mathilde Monnier vem desenvolvendo o seu trabalho a solo desde finais dos anos 80. Recebeu encomendas para a criação de peças de instituições como Royal Swedish Ballet, Lyon Opera Ballet, Berliner Philharmoniker ou o Festival de Avignon. Foi distinguida, entre outros, com o Grande Prémio das Artes do Espectáculo Vivo pelo Ministério de Cultura francês. 

La Ribot depois de trabalhar em Londres de 1997 a 2004 mudou-se para Genebra onde vive actualmente. As suas peças, situadas na intersecção da dança contemporânea, a live art, a acção e o vídeo, foram premiadas e apresentadas em numerosos teatros, festivais e galerias de arte de todo o mundo.

Este espectáculo foi já apresentado em Portugal, no âmbito da última edição do Circular Festival, de Vila do Conde.

ESCENA CONTEMPORÂNEA | Madrid | 18 a 21 de Fevereiro |TEATRO DEL INSTITUT FRANÇAIS

Sem comentários: