segunda-feira, 8 de julho de 2013

A Visita da Velha Senhora

A Visita da Velha Senhora, de Friedrich Dürrenmatt, com tradução de João Barrento e encenação de Nuno Cardoso, sobe à cena no palco do Teatro Nacional S. João, entre os dias 10 e 14 de Junho.

Uma cidade arruinada espera a visita da mulher mais rica do mundo. Todas as esperanças se concentram na possibilidade de um resgate que refinancie a economia local e permita à cidade viver o conforto e a opulência que já conheceu. A visita começa por correr bem, tudo parece apontar para que o resgate aconteça. Porém, o preço a pagar é muito alto e ameaça fraturar a sociedade local. Conhece esta história? Foi contada por Friedrich Dürrenmatt em 1956 e qualquer semelhança com a nossa atualidade é pura coincidência. Ou talvez não, porque, como premonitoriamente anotava o dramaturgo suíço, “não há alusões ao mundo contemporâneo, mas o mundo contemporâneo ouve-se aqui”. Com encenação de Nuno Cardoso – que já nos sobressaltara com Medida por Medida, espetáculo que encenava uma Viena de esplanadas e autoestradas sobre a qual se abatia uma punitiva austeridade –, A Visita da Velha Senhora é uma “comédia trágica” que, de forma lúcida e lúdica, nos dá a ver o destino de uma comunidade que é submetida à força arbitrária do poder do dinheiro… No plano artístico, esta Visita é também o ponto de encontro de duas companhias independentes – Ao Cabo Teatro e Companhia Maior –, que aqui materializam uma possibilidade de criação artística que excede o estreitamento a que a produção teatral parece votada. -
in web site TNSJ.


Interpretação de Maria João Luís, Horácio Manuel, Cândido Ferreira, Nuno Cardoso, Tónan Quito, Pedro Frias, Daniel Pinto, João Melo e Companhia Maior: António Pedrosa, Carlos Nery, Celeste Melo, Cristina Gonçalves, Diana Coelho, Helena Marchand, Isabel Millet, Isabel Simões, Iva Delgado, Jorge Falé, Júlia Guerra, Kimberley Ribeiro, Manuela de Sousa Rama, Paula Bárcia e Vítor Lopes.

Co-produção Ao Cabo Teatro, Companhia Maior, Centro Cultural Vila Flor, São Luiz Teatro Municipal.

Sem comentários: