terça-feira, 23 de julho de 2013

Opereta Gastronómica "A noiva do condutor", de Noel Rosa, em recriação de Neyde Veneziano

O espetáculo teatral inédito A Noiva do Condutor, dirigido por Neyde Veneziano, estreou no dia 11 de Julho, no Teatro do SESI Campinas (Amoreiras). A peça, que tem estado em cena em diversos teatro do SESC, contará com apresentações em Vila das Mercês (25 e 16/8), Mauá (29 e 30 de Agosto) e São Bernardo do Campo (3 e 4/9).

Neste projecto, a opereta A Noiva do Condutor, escrita por Noel Rosa e interpretada em 1985 por Marília Pêra e Grande Otelo, tem uma encenação moderna e inusitada, mesclando técnicas de teatro de animação, teatro musical e comédia de costumes. Nesta versão, o público poderá conferir uma opereta gastronómica para actores, legumes e outros utensílios de cozinha, inspirada na obra do sambista. Segundo a directora, o objetivo é apresentar uma obra quase desconhecida: “É um diamante raro do pouco explorado Teatro Musical Brasileiro”. Na história, um casal de chefes de cozinha deve preparar um jantar para uma delegação estrangeira que tem de escolher um símbolo nacional para divulgar o Brasil na Europa, como parte dos preparativos para a Copa do Mundo 2014. Enquanto prepara pratos típicos brasileiros, o casal ouve músicas de Noel Rosa e revisita a opereta do compositor.
Neyde Veneziano já dirigiu 34 espetáculos, quase todos musicais, na linha do teatro popular. Em 2012, dirigiu a peça Mistero Buffo, que recebeu indicações para a 25ª edição do Prêmio Shell de Teatro nas categorias Direcção e Actor. O espetáculo foi visto por mais de 18 mil pessoas. Além de encenadora, Neyde Veneziano tem ampla participação na área académica.  É professora doutora do Instituto de Artes da Unicamp e autora de diversos livros, nomeadamente A Cena de Dario Fo: O Exercício da Iimaginação, apresentado em Portugal no FITEI2003.

Sem comentários: