quarta-feira, 10 de julho de 2013

“Mister Paradise” e outras peças curtas de Tennessee Williams

“Mister Paradise” e outras peças curtas de Tennessee Williams, numa co-produção Cendrev/Zorra Produções Artísticas, estreia no dia  19 de Julho e estará em cena até cena até 28 de Julho, no Pátio do Salema, em Évora.

O espectáculo é constituído pelos textos: O Matadouro Municipal, Adão e Eva numa Balsa, A Dama da Loção Antipiolho, Fuga, Mister Paradise e cenas de Retrato de Madona. Esta co-produção entre o Cendrev e a Zorra-Produções Artísticas é realizada num tempo profundamente adverso às actividades artísticas, a sua concretização não deixa de ser também uma demostração do empenho e determinação dos trabalhadores da cultura.

Observador atento das rupturas que marcaram o teatro do século XX, Tennessee Williams registou, de forma sensível e crítica, as transformações e contradições da sociedade do seu tempo, empregando para isso recursos criativos que muitas vezes se revelaram pouco apetecíveis para o convencionalismo da crítica teatral e que, por outro lado, associados a certos padrões de leitura, contribuíram para que se cristalizassem algumas formas de apreciação redutoras da sua obra. As suas obras mais emblemáticas são consideradas uma cruel observação do núcleo familiar e da realidade social do sul dos Estados Unidos onde se destaca a hipocrisia subjacente ao sonho puritano e a decadência de uma sociedade que vive do passado. Resgatar o paraíso, retomar o caminho do prazer num mundo em perda e dor, é o sonho comum a muitos dos personagens de Tennessee Williams. Tennessee Williams, nasceu em 26 de Fevereiro de 1911 em Columbus, Mississipi, no sul dos Estados Unidos. Ao longo da sua carreira, que se estendeu do final dos anos 1930 até à sua morte, em 1983, ele recebeu praticamente todos os principais prémios destinados ao sector teatral nos Estados Unidos e no mundo, e a sua obra, composta por cerca de 45 peças longas e 60 peças em um acto, introduziu novos parâmetros criativos na dramaturgia do século XX.

Sem comentários: