quinta-feira, 25 de julho de 2013

If... de Lindsay Anderson, encenação de Gonçalo Amorim

If…. ou quando ‘A guerra é, possivelmente, o último ato criativo.’

If…. filme de culto de Lindsay Anderson, com Malcolm McDowell no principal papel, foi lançado em 1968, o ano dos protestos de maio em França e acabaria por ganhar a Palma de Ouro no festival de Cannes do ano seguinte. Num universo tipicamente Eton encontramos uma escola privada no Reino Unido, em que os alunos são ensinados a nunca desafiar a autoridade da direção ou dos estudantes mais velhos.
Todas as personagens em If…. são estudantes de um mesmo universo fechado, cuja distinção social é exibida de forma ostensiva, (como se de um sistema de castas se tratasse). A repressão é exercida por um grupo de alunos monitores, chamados "capatazes" – cães de guarda da administração autoritária.

Até que surge Mike Travis: que, assemelhando-se a um Guy Fawkes – o rosto- símbolo do movimento Anonymous , -  mascara a rebeldia atrás de um bigode postiço…
Alegoria radical das lutas sociais e do combate à repressão conservadora,  If…. baseado na obra Crusaders de David Sherwin, e um verdadeiro marco da contracultura dos anos 60, é unanimemente considerado uma obra incendiária, subversiva, que pinta um retrato negativo e impiedoso do sistema educativo inglês, e por extensão: a da sociedade inglesa.

A Prova de Aptidão Profissional da Academia Contemporânea do espectáculo constitui um elemento nuclear do Projecto Educativo da ACE Escola de Artes, configurando-se como um “ritual de passagem” entre o universo escolar e a prática teatral profissional. Após três anos de formação, os alunos finalistas confrontam com o público, com o meio e com um júri alargado constituído por criadores, técnicos directores de teatros, críticos e representantes das associações profissionais, o resultado das suas aprendizagens numa área específica (Interpretação; Luz, Som e Efeitos Cénicos; Cenografia, Figurinos e Adereços). Há dois anos que a Prova de Aptidão Profissional da ACE Escola de Artes, incide sobre textos contemporâneos associados ao universo escolar, e mais genericamente, ao conflito de classes (em 2011, Punk Rock de Simon Stephens e em 2012, Inimigos de Classe de Nigel Williams). If….  foi a escolha deste grupo de finalistas.

De 24 a 30 de Julho | às 21.30h | na ACE Teatro do Bolhão.

Sem comentários: