domingo, 11 de agosto de 2013

Os Satyros levam Édipo para a Praça


Numa encenação que integra vídeos, improvisação, canto coral e teatro de rua, a companhia Os Satyros leva Édipo para a Praça Roosevelt para narrar a clássica tragédia grega.

"Édipo na Praça", com direção de Rodolfo García Vázquez e composição musical de Luciano Camargo, criada pelo Grupo Os Satyros, companhia paulistana fundada em 1989 por Ivan Cabral e Rodolfo García Vázquez, e pela Associação Coral da Cidade de São Paulo, tem estreia prevista para 16 de Agosto.

No centro do palco, um casal protagoniza uma cena de amor. Orientada pelo actor Robson Catalunha, a plateia emite ordens à dupla, interpretada por Gustavo Ferreira e Henrique Mello. De repente, alguém manda que Édipo pegue um porta-retratos e pergunte a Jocasta quem é o homem na foto. Um telemóvel começa a tocar no meio do público. “Não atenda! É o Édipo quem vai atender!”, ordena Catalunha à espectadora, que entrega o telefone a Ferreira. O actor atende a ligação e grita ao desavisado do outro lado da linha: “Quem é o homem na foto?”.

"Édipo na Praça" será a primeira iniciativa de Os Satyros na nova Praça Roosevelt, marcando uma nova etapa da relação da companhia com o seu espaço urbano.

Sem comentários: