domingo, 4 de agosto de 2013

O Projecto ESMARK arranca em Ciudad Rodrigo

A Rede ESMARK é a designação de um projecto que resulta da cooperação entre três festivais/feiras de artes cénicas na Europa Ocidental - FITEI Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (Portugal), Feira de Teatro de Castilla y Léon (Espanha) e Festival D. Quijote (França). Propondo-se ser o início de uma rede mais alargada de certames de teatro que visa facilitar o intercâmbio cultural e económico das artes cénicas, o projecto começará com a edição próxima da Feria de Teatro de Castilla y León, entre 20 e 27 de Agosto e tem o compromisso de funcionar até Julho de 2015.

O objectivo final do projecto ESMARK é proporcionar uma política de internacionalização e promoção de exportação às pequenas organizações e empresas do sector cultural e, assim, capacitá-los para operarem num ambiente global que lhes permitirá alcançar novos públicos e mercados. As Feiras e Festivais membros da Red ESMARK promovem uma programação vincadamente internacional, configurando-se como impulsionadores de oportunidades para a promoção externa das artes cénicas.

O projecto apresenta três linhas fundamentais de acção para alcançar o objectivo de promover o crescimento e consolidação das companhias: mercado virtual de artes cénicas; intercâmbio de profissionais das artes do espectáculo; e captação, promoção e fidelização de novos públicos.

Sem comentários: