sexta-feira, 9 de novembro de 2007

“DON JUAN” no Ágora de S. Paulo


Está marcada para o dia 9 de Novembro, às 21h, a estreia do espectáculo “DON JUAN de MOLIÈRE”, no Ágora Teatro, em S. Paulo (Rua Rui Barbosa, 672 - Bela Vista – São Paulo).

O Ágora Teatro é uma estrutura coordenada por Roberto Lage e Sylvia Moreira que tem como missão oferecer à cidade de São Paulo um espaço que provoque, através de diversas actividades sempre relacionadas ao teatro, a reflexão e a produção de novos sentidos para os temas contemporâneos que envolvem o próprio teatro, a cidade e a cultura contemporânea.

O espectáculo é uma adaptação realizada por Celso Frateschi do texto de Molière (1622-1673). Trata-se de uma comédia dirigida por Roberto Lage, onde as conquistas amorosas de um sedutor amoral interpretado por Jairo Mattos revelam um profundo estudo sobre a hipocrisia. O vício da moda que se transforma em virtude. De acordo com os realizadores, o espectáculo “Don Juan de Molière”, propõe o desejo como motor vital e o riso revelador de nossas vicissitudes, como estratégia do prazer estético, aguçado pelo cuidado artístico dos figurinos de Sylvia Moreira e Geraldo Lima. As roupas recebem aplicação de tecidos ilustrados com figuras sexuais, todas criadas especialmente para a peça pela artista gaúcha Ângela Alegria.

O tempo transformou Don Juan em adjectivo qualificativo no mundo contemporâneo. Esta montagem, dentro das propostas do Ágora Teatro, quer atingir a preciosidade da sua menor grandeza: torná-lo novamente substantivo concreto para que possa ser apreciado em sua melhor dimensão. A Arte é uma forma elevada de conhecimento e prazer e Don Juan é o clássico que confirma a tese.

Tirso de Molina, Moliere, Corneille, Goldoni. Gluck, Mozart, Pushikin, Baudelaire, Shaw, Brecht, Saramago e muitos outros mestres já visitaram o mito de Don Juan e dele extraíram inspiração para suas obras que dialogaram com épocas e conjunturas muito diferentes entre si. De alguma forma o mito sobrevive e se renova sempre. O Ágora Teatro se inspira nos mestres para mais uma vez colocar em pauta as provocações de Don Juan.

ELENCO:

Jairo Mattos - Don Juan
Angelo Brandini - Sganarello
Bete Correia – Maturina
Cinthya Chaves – D. Elvira
Christiane Galvan – Charlotte, Violeta
Marina Bianco – La Ramee
Arô Ribeiro – Mendigo, Sr. Dimanche, Comendador
Hermes Baroli – Pierrot, Don Carlos
Luiz Eduardo Frin – Don Alonso, Don Luis

FICHA TÉCNICA:

ADAPTAÇÃO: Celso Frateschi
DIRECÇÃO: Roberto Lage
CENÁRIOS: Sylvia Moreira
FIGURINOS: Geraldo Lima e Sylvia Moreira
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: André Toledo Piza
LUZ: Roberto Lage
TRILHA SONORA: Maestro Marcello Amalfi
FOTOS: João Caldas
PROGRAMAÇÃO VISUAL: Luiza Ollé e Pedro Becker
ADEREÇOS: Luis Rossi
ARTE NO FIGURINO: Angela Alegria
FOTO DO PROGRAMA: Gaspar Delgado
COMUNICAÇÃO: Maria Cultura
REALIZAÇÃO: Ágora Teatro.

A peça fica em cartaz até ao dia 23 de Dezembro.

Roberto Lage, que já assinou diversas encenações em Portugal, e Celso Frateschi foram os autores da mensagem ao FITEI 2006.

1 comentário:

António Ferro disse...

Querido Roberto!!!
Daqui António Ferro do Porto.
Estou com muitas saudades suas e preciso URGENTEMENTE do seu contacto (Telf e e-mail)antes de vir para Portugal.
Os meus contactos são:
Telf fixo: (351)225023243
Móvel (351) 911904866
e-mail:ironfest@gmail.com

Um abraço forte do A.Ferro