Começa hoje, na cidade do Porto, a 2.ª edição da Trama – Festival de Artes Performativas.
Resultante de uma parceria entre a Fundação de Serralves, a Casa da Música, o brrr _Live Art, o Lado B e a Matéria Prima, este evento apresenta no fim de semana de 2, 3 e 4 de Novembro várias propostas nas áreas da música, da dança e da live art.
Pensado para a cidade em que se inscreve, a Trama constrói uma malha neste território, da Baixa à Boavista, passando pelo Castelo do Queijo, revelando - por vezes devolvendo - novas geografias aos públicos e criadores. Ocupando diferentes espaços – do auditório à sala de estar, do hotel à loja, da praça ao bar e ao parque de estacionamento – a Trama transforma a forma como são percebidos na sua dimensão pública. Instaura a rua como possível palco para a experiência e explora as suas potencialidades performativas e experimentais.Introspectiva, mas também festiva, a Trama vive de dia e de noite. Pela noite de sexta-feira, a Festa acontece simultaneamente em três espaços culturais de uma mesma rua, ligados à noite do Porto. No sábado o Tramming, na Casa da Música, toma o lugar do habitual Clubbing.
As propostas – diversificadas nos seus suportes, protocolos, durações e intenções – questionam o formato e a prática convencional do espectáculo, confrontando-nos com a dúvida, a hesitação, as perguntas dos próprios criadores. A Trama propõe práticas artísticas onde a performatividade se entende actual, actuante e reveladora de imaginários, perspectivas e pensamentos encarados/apresentados numa dimensão aberta e reflexiva.
Mais informações e programa completo em myspace.com/festivaltrama
Sem comentários:
Enviar um comentário