segunda-feira, 12 de novembro de 2007

OBSCENA #07 já está disponível


O que é a identidade cultural europeia? Robert Rauschenberg
Pré-publicação: Fundação Calouste Gulbenkian 50 anos 1956-2006
Claude Régy DocLisboa 2007 Carta branca a João Leonardo Rodrigo García
Yvonne Rainer e Trisha Brown em diálogo DBM – Danse Basin Mediterrannée
Eszter Salamon Indústrias Criativas

www.revistaobscena.com

O regresso da OBSCENA #07 [http://revistaobscena.com/], lançada no passado dia 1 de Novembro, prossegue com a reflexão em torno da identidade cultural europeia, depois do anterior número da revista ter sido dedicado às políticas culturais europeias, aproveitando os últimos meses da Presidência Portuguesa da União Europeia. Nesta edição, a OBSCENA convidou um painel de agentes culturais de diversos Estados-membros a reflectirem sobre aquilo que entendem por identidade nacional e identidade europeia. Na primeira parte deste dossier especial foram recolhidas as opiniões de onze países: Alemanha, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Eslovénia Grécia, Holanda, Hungria, Roménia e Suécia em textos assinados por críticos, encenadores, artistas plásticos, comissários, jornalistas e investigadores.

A edição de Novembro propõe ainda uma reflexão sobre o futuro da cultura na sociedade contemporânea através de um ensaio que põe em discussão o papel que as indústrias criativas têm vindo a desempenhar na definição do acesso aos bens culturais. Em Novembro está publicado a primeira parte deste ensaio, deixando para Dezembro a apresentação de casos práticos, mês em que também encerra o dossier dedicado à Europa cultural.

A OBSCENA #7 traz-lhe ainda, em primeira mão, a pré-publicação do livro comemorativo dos 50 anos da Fundação Calouste Gulbenkian, num longo percurso, assinado por António Pinto Ribeiro, através da implicação da FCG na história cultural do país.

Esta edição marca também o início da abertura da revista à divulgação de outras disciplinas artísticas que ocupam um lugar na construção de um discurso sobre a criação performática. A exposição que Serralves dedica a Robert Rauschenberg e a recente edição do DocLisboa são temas em destaque, num número que traz uma carta branca de João Leonardo, Prémio EDP Novos Artistas 2005.

Outros destaques da OBSCENA #07 vão para as entrevistas com os encenadores Claude Régy e Rodrigo Garcia, que se apresentam este mês em Paris, no âmbito do 36º Festival d’Automne e na publicação de um diálogo entre as coreógrafas Trisha Brown e Yvonne Rainer a propósito do seu trabalho, de Rauschenberg e do modo como concebem a criação em dança.

Para além disso, são publicadas as habituais colunas de opinião de André Dourado, Eugénia Vasques e Mónica Guerreiro, o cartoon do Bandeira, críticas, recensões e 150 páginas de muita informação que vão continuar a sair até 15 de Dezembro, data em que sai a última OBSCENA de 2007.

O site da OBSCENA mudou, sendo que agora é necessário um novo registo para quem quiser assinar a revista.

Sem comentários: