quarta-feira, 9 de abril de 2008

Antónia San Juan no festival do Porto




Com mais de 400 representações em Espanha, principalmente no Teatro Arlequin, de Madrid, Antónia San Juan apresentará o seu espectáculo Las que Faltaban na próxima edição do FITEI.




Seguindo a linha do grande sucesso Otras Mujeres, Las que faltaban é um sem-fim de personagens femininos diferentes, cada um com as suas próprias vivências, com a sua experiência de vida e seu saber. Nenhuma mulher está repetida, todas são únicas.

Sendo fiel ao teatro de humor e, claro, ao social, Las que Faltaban vai para além da crítica. Faz uma análise da sociedade na qual tudo se põe na tela do juízo. Um dos pontos chave, visado com profundidade pela encenadora, é a influência mediática no indivíduo e como a televisão se tornou no cronista do nosso tempo. Também são abordados outros temas, como a família e o politicamente correcto.

O espectáculo arranca com um noticiário televisivo onde se descrevem uma série de acontecimentos trágicos com a naturalidade e a frieza que estamos habituados. Outra das personagens Hillary, ama a um assassino e sente-se orgulhosa dele. Depois aparece a submissa que, no fundo, tem desejos masoquistas. A soprano, que evoca algo entre o onírico e a loucura e nos confunde, não sabemos se é uma verdadeira cantora de ópera ou se é aquilo que ela imagina no seu delírio. Covadonga-Dos encarna a nova-rica e também aparece a filha exemplar que cuida da sua mãe idosa mas mais não faz senão martirizá-la por pensar apenas na sua absurda vida. As últimas personagens, tão díspares como as anteriores, são a dona de casa especializada em todo o tipo de lavores caseiros a luxuriante donzela do século XVI que nos conta as suas experiências em verso.


Depois de ter entrado pela porta grande do cinema espanhol pela mão de Pedro Almodôvar e ter participado em inúmeros projectos cinematográficos e teatrais – incluindo a sua anterior montagem Otras Mujeres – Antónia San Juan volta a pisar as tábuas de um teatro com o seu último espectáculo de monólogos: Las que faltaban. Humor verbal sem limites, personagens femininos com voz própria que parecem apropriar-se de Antónia San Juan para revelar sem rodeios a sua própria realidade. O fino olhar crítico com que a actriz nos tem deleitado desde o início volta a estar entre nós. Agora, além disso, vestida pela pena de grandes escritores como Terenci Moix.
Shangay - Macu Beneti



PREMIOS OBTIDOS
PREMIO PUNTO RADIO 2006. Mejor Espectáculo teatral
FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO de Caracas (Venezuela). Abril de 2006.
FESTIVAL MILANO OLTRE (Italia). Septiembre 2006
MUESTRA DE AUTORES CONTEMPORÁNEOS (Alicante) Noviembre 2006

Sem comentários: