domingo, 6 de abril de 2008

La Fura dels Baus com BORIS GODUNOV em Barcelona


No próximo dia 17 de Abril, La Fura dels Baus apresentará o seu novo espectáculo "à italiana" intitulado BORIS GODUNOV, no Teatro Nacional de Catalunha, onde estará em cena até 11 de Maio.

Este espectáculo estreou no passado dai 6 de Março em Molina de Segura (Murcia) e chega agora a Barcelona, em versão catalã.


BORIS GODUNOV tem como ponto de partida o sequestro no teatro Dubrovka de Moscovo por um comando checheno em 2002. Aqueles acontecimentos foram mais do que um ponto de partida, a inspiração para criar uma nova ficção e não pretende recriar o que ali aconteceu. Nesta obra não se fala de terroristas nem de qualquer país em particular, apenas de conceitos universais que são inerentes ao ser humano em qualquer época: a luta pelo poder, a violência como método para impor ideias e a corrupção das estruturas do poder.

Por estes motivos, os La Fura del Baús escolheram Boris Gudonov como a obra que está a ser representada quando os terroristas irrompem pelo teatro. O clássico russo de Alexander Pushkin fala-nos no século XIX de uma realidade muito semelhante há que vivemos hoje.

BORIS GODUNOV tem dramaturgia de David Plana e Àlex Ollé.

Sem comentários: