quinta-feira, 17 de abril de 2008

Ricardo Pais eleito para o conselho de administração da União dos Teatros da Europa


O director artístico do Teatro Nacional São João (TNSJ) foi eleito para integrar a administração da União dos Teatros da Europa (UTE), na sequência da assembleia-geral daquele organismo que decorreu domingo, 13 de abril, em Salónica, na Grécia.

A UTE é a mais importante rede de teatros públicos da Europa, com associados em 15 países e foi criada em 1990.

O TNSJ, único representante português na União dos Teatros da Europa, já fez vários intercâmbios com outros teatros europeus, entre os quais o Teatro de la Abadía (Madrid) e o Teatro di Roma (Itália).

Em 2007, o espectáculo de abertura do XXX FITEI, European House, resultou de um intercâmbio entre o TNSJ e o Teatre Lliure, com o apoio da UTE.

Ricardo Pais apresentou produções suas em todos os festivais realizados por esta organização, como "Cabelo Branco é Saudade", apresentado em Frankfurt, e "O Saque", encenado em Turim. Para já, está confirmada a participação no festival de Bucareste da peça "Turismo Infinito", de António Feijó, com encenação de Ricardo Pais.

Ricardo Pais, 62 anos, conta com mais de duas dezenas de encenações no seu percurso artístico.

Como director, esteve à frente do Teatro Nacional de D. Maria II em 1898/90, tendo assumido a direcção do Teatro Nacional de S. João, no Porto, entre 1992 e 2000, função que retomou em Outubro de 2002 e continua presentemente a exercer.

1 comentário:

Telefone VoIP disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Telefone VoIP, I hope you enjoy. The address is http://telefone-voip.blogspot.com. A hug.