domingo, 13 de abril de 2008

Começar a Acabar


O espectáculo que valeu a João Lagarto o Prémio da Crítica para Melhor Actor de 2006 e o Globo de Ouro na mesma categoria, e que tantos aplausos recebeu do público, está de regresso ao palco da Sala Estúdio do Teatro Nacional, para uma nova temporada. Trata-se de um monólogo, até então inédito em Portugal, em que um homem – um desvalido da vida, como o são todas as personagens becketianas – evoca o seu passado e, com um misto de aceitação e uma ameaça de revolta, nos fala do seu percurso difícil, das complicadas relações que estabeleceu com os outros seres humanos (começando com a família) e das suas estratégias de sobrevivência. O texto, que teve a sua estreia absoluta a 23 de Abril de 1970, pela mão do actor Jack Macgowran, que a interpretaria até à sua morte, três anos depois, foi construído a partir de outros textos de Samuel Beckett – “Acto sem Palavras”, “À Espera de Godot” e “From an Abandoned Work of Art” – e mostra-nos o melhor do mundo deste complexo e fascinante autor.

Começar a Acabar” é um monólogo em que um homem se dirige directamente ao público para contar a sua história. A primeira frase que profere dá-nos, desde logo, o tom do discurso: “Em breve estarei morto finalmente apesar de tudo”.
Enquanto espera que chegue a sua última hora, este homem recorda momentos significativos do seu passado: as relações tensas com o pai, que morreu cedo, a ligação terna à mãe, com quem nunca se conseguiu entender, uma infância passada em grande agitação interior, a maturidade decorrida sem amor (“Nunca amei ninguém acho eu, senão lembrava-me”), uma velhice vivida em solidão, sem mulher, filhos ou netos que o entretenham.
O homem evoca também assuntos comezinhos, à medida que as memórias mais insignificantes lhe acorrem ao espírito, de forma aparentemente aleatória...

Começar a Acabar” tem direcção, tradução e interpretação de JOÃO LAGARTO, desenho de luz JOSÉ CARLOS GOMES, figurino ANA TERESA CASTELO e música de JORGE PALMA
Co-produção TNDM II Teatro do Bolhão
Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II
10 de Abril a 01 de Junho 2008

Sem comentários: