terça-feira, 12 de outubro de 2010

Cerimónia de atribuição ao FITEI do título de Membro Honorário CELCIT decorre no próximo dia 28 de Outubro

A cerimónia de atribuição ao FITEI do título de Membro Honorário do Centro Latinoamericano de Creación e Investigación Teatral, CELCIT Espanha, decorre no próximo dia 28 de Outubro no Festival Iberoamericano de Teatro de Cádiz. A cerimónia decorre no âmbito das comemorações do 35º aniversário do CELCIT, instituição teatral sedeada em Espanha, dedicada à difusão, formação e investigação na área do teatro iberoamericano.

Com esta distinção, o CELCIT pretende assinalar e honrar o contributo do FITEI para a afirmação e promoção do teatro proveniente do espaço ibero-americano. Já em 1989 o festival tinha sido agraciado pelo CELCIT com o prémio especial Ollontay.

Em 2008, o FITEI foi também galardoado em Espanha com o Prémio Max Hispanoamericano de las Artes Escénicas, atribuído pela Sociedad General de Autores y Editores de Espanha, um dos maiores reconhecimentos aos profissionais de teatro e dança de Espanha.

Este reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo FITEI reveste-se de um particular significado, vindo de uma estrutura como o Centro Latinoamericano de Creación e Investigación Teatral, que conta com uma intensa trajectória de trinta e cinco anos celebrados em Maio passado, numa actividade desenvolvida dos dois lados do Atlântico, num profícuo diálogo entre os teatros espanhóis e latino-americanos.

Sem comentários: