sábado, 30 de outubro de 2010

Morreu João Paulo Seara Cardoso













João Paulo Seara Cardoso, director artístico e fundador do Teatro de Marionetas do Porto, faleceu ontem, ao início da noite. O funeral realiza-se amanhã, dia 31 de Outubro, Domingo, às 14h00, na igreja de Cedofeita, no Porto.

João Paulo Seara Cardoso era natural do Porto onde iniciou sua actividade teatral e formação no Teatro Universitário do Porto. Dedicou-se à pesquisa e reconstituição do Teatro Dom Roberto, fantoches populares portugueses e recebeu de Mestre António Dias a herança desta tradição secular. Efectuou, nos últimos vinte anos, cerca de mil e quinhentas representações do Teatro Dom Roberto.

Criou e dirigiu para a RTP quatro séries de programas para a infância que rapidamente se tornaram em clássicos da produção televisiva nacional: A Árvore dos Patafúrdios, Os Amigos do Gaspar, Mópi e No Tempo dos Afonsinhos.

No domínio da literatura infantil tem nove livros publicados, a maioria dos quais peças de teatro. A sua primeira obra “Dás-me um tesouro?” foi premiada pela Associação Portuguesa de Escritores.

Era director artístico e fundador do Teatro de Marionetas do Porto, tendo encenado todos os espectáculos apresentados pela companhia, desde 1988. As suas criações foram apresentadas em diversos países: Holanda, Espanha, Inglaterra, Irlanda, Itália, Bélgica, Canadá, França, Suiça, Cabo Verde, Áustria, China, Brasil, Polónia, Republica Checa, Israel e Marrocos.

Com a coreógrafa Isabel Barros, com quem era casado, co-dirigiu dois espectáculos explorando o cruzamento das marionetas e da dança: “3ª Estação” e “Hamlet Machine”.

Colaborou com a companhia Visões Úteis com a encenação de três peças, com o evento Peregrinação da Expo 98, e numa co-produção Casa da Música e Orquestra Nacional do Porto.

Aquilino Ribeiro, Samuel Becket, Eugene Ionesco, Al Berto, Gregory Motton, William Shakespeare, António José da Silva, Lewis Carrol, A. Milne, Almada Negreiros, Heiner Muller, Marguerite Duras, Alfred Jarry e Luísa Costa Gomes, foram alguns dos autores encenados por João Paulo Seara Cardoso.

Era professor da cadeira de Interpretação Teatral no Balleteatro Escola Profissional.

Hoje, pelas 16h00, a sua companhia apresentará "Cinderela" no Balleteatro Auditório, em Arca d'Água.


Entrevista com João Paulo Seara Cardoso na SIC Notícias, 08/05/2009
sic.sapo.pt

Revista Obscena #5 (2007)
Perfil do Teatro de Marionetas do Porto e do seu director João Paulo Seara Cardoso,escrito por João Paulo Sousa
daliteratura.blogspot.com

Entrevista com João Paulo Seara Cardoso ao Jornal Público, 14/12/2006
quartaparede.wordpress.com

Sem comentários: