terça-feira, 26 de outubro de 2010

Jacaszek + Pedro Maia / Viagens com Alma / Evento de abertura | 27 de Outubro, 22h00, Mosteiro S. Bento da Vitória, Porto













Viagens com Alma - Evento de abertura - Jacaszek + Pedro Maia

27 de Outubro · Quarta · 22:00 - 23:00
Mosteiro de São Bento da Vitória

A abertura oficial do projecto "Viagens com Alma", promovido pela Diocese do Porto e no âmbito do qual o Visões Úteis desenvolverá um conjunto de intervenções artísticas, está agendada para o dia 27 de Outubro. O evento de abertura inclui a apresentação de uma curta-metragem realizada por Michele Putortì e uma performance inspirada nos próprios cruzamentos artísticos e históricos que marcam todo o projecto: um Live Act com imagens e música misturadas em tempo real a preencher o claustro do Mosteiro de São Bento da Vitória.

Há cerca de 1000 anos, a instalação dos costumes e da liturgia de Cluny na vida monástica portuguesa implicou uma profunda influência na música dos séculos seguintes. Porque o papel central da música nos rituais religiosos sempre foi uma marca distintiva do projecto de Cluny, gerando um importante legado onde se enquadram as peças musicais do século XVI, que serão interpretadas pelo ensemble de música antiga “Mi Contra Fa” – voz, flautas e viola de mão. Estas peças serão, posteriormente, misturadas pelo músico polaco Michal Jacaszek enquanto o cineasta Pedro Maia combina a música com a projecção de imagens suas dos Mosteiros de Cête, Paço de Sousa, Santo Tirso e Vairão – locais marcados pela influência do projecto europeu de Cluny e que serão alvo de intervenções artísticas do Visões Úteis.

O trabalho do autor e produtor de música elctroacústica de origem polaca, Jacaszek, combina sons preparados electronicamente com instrumentos acústicos. A sua música é um projecto ambicioso através do qual pretende criar uma linguagem musical única, pessoal e reconhecível na qual a manipulação electrónica dos sons gravados enriquecerá os instrumentos acústicos tradicionais. Pedro Maia apresentará nesta performance conjunta uma variante do seu projecto Super 8 Series. Trabalhando directamente sobre a película e tendo como ponto de partida um tipo de exploração visual resultante da interacção dos quadros vibrantes e de padrões abstractos, a intervenção pretende explorar os limites sensoriais da repetição e da abstracção.

Mais informações em:
http://www.visoesuteis.pt/
http://www.myspace.com/jacaszek
http://www.pedromaia.net/
http://www.residentadvisor.net/event.aspx?198891
http://www.bodyspace.net/entrevistas.php?ent_id=359
http://www.facebook.com/event.php?eid=136084813109681
http://www.vimeo.com/3355763

Sem comentários: