quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Teatro Meridional distinguido com o Prémio Europa Novas Realidades Teatrais


Em São Petersburgo, Rússia, realizou-se a conferência de imprensa de proclamação dos laureados e de apresentação do programa preliminar da XIV edição do Prémio Europa de Teatro, que atribuiu, entre outros pémios, o XII Prémio Europa Novas Realidades Teatrais ao grupo português Teatro Meridional.

O Prémio Europa de Teatro surgiu em 1986, e a partir de 2002 foi reconhecido pelo Parlamento e Conselho Europeu como “organização de interesse cultural europeu”.

A União dos Teatro da Europa é um dos organismos associado e benfeitor do Prémio Europa de Teatro; outros organismos associados são a Associação Internacional de Críticos de Teatro, o Instituto Internacional do Teatro do Mediterrâneo, o Instituto Internacional de Teatro UNESCO e a Associação Europeia de Festivais.

Para a XIV edição, o prémio foi atribuído a Peter Stein, uma figura emblemática do teatro europeu contemporâneo. Peter Stein faz parte dos principais autores do teatro alemão e europeu da 2ª metade do séc. XX, particularmente durante o grande movimento criativo dos anos 70, por ter realizado projectos de grande dimensão, muitas vezes em locais insólitos.

Na III edição do Prémio Europa de Teatro, juntou-se o Prémio Europa Novas Realidades Teatrais (PENRT) inspirado pela vontade de encorajar as tendências e iniciativas emergentes do teatro europeu, considerado nas suas diferentes formas, articulações e expressões. A escolha deverá ter em conta a totalidade do trabalho do candidato, o seu carácter inovador e a sua originalidade.

O XII Prémio Europa Novas Realidades Teatrais foi atribuído aos seguintes artistas (por ordem alfabética):

* Viliam Docolomanský (Eslováquia / República Checa);
* Katie Mitchell (Reino-Unido);
* Andrey Moguchiy (Rússia);
* Kristian Smeds (Finlândia);
* Teatro Meridional (Portugal);
* Vesturport Theatre (Islândia).

Sem comentários: