
Até 5 de Junho pode ver exposições, participar em debates e assistir a conferências, sempre em torno do teatro, nas múltiplas actividades paralelas que o FITEI nos propõe aqui http://www.fitei.com/?opt=fitei&id=programa.

"Pira-te" (18h30; Biblioteca Almeida Garret) é o primeiro apelo que o FITEI - através do ciclo "Vão de Escada" - nos faz na 3ªf. A companhia "Erva Daninha" traz-nos um espectáculo que combina elementos circenses e teatrais para abordar o tema do bullying.


O escritor português valter hugo mãe é o autor da mensagem do FITEI 2011, juntando-se assim a uma galeria de que fazem parte José Saramago, Antunes, Filho, Jorge Amado, César Oliva, Ulysses Cruz, Albert Boadella, Carlos Porto, Maria Adelaide Amaral, Jacinto Lucas Pires, Fernanda Montenegro, Paulo Eduardo de Carvalho, Juan Mayorga, Miguel Seabra e Ana Vallés, entre muitos outros.
Já está aberta ao público a Loja FITEI, espaço do Festival com bilheteiras em funcionamento até ao próximo dia 5 de Junho, na Rua Cândido dos Reis, N.º 70.

No próximo dia 13 de Junho, o encenador e pedagogo americano Robert Castle estará pela 1ª vez no Porto, na Academia Contemporânea do Espectáculo, para dirigir uma Master Class.
As companhias Kukai e Coliflor Circo-Teatro venceram os Prémios Umore Azoka 2011 como os Melhores Espectáculos.
No próximo Sábado no Centro Cultural Lugaritz de Donostia (San Sebastian), é apresentado La leyenda del Santo Bebedor, adaptação teatral do célebre texto de Joseph Roth, protagonizado por Alfonso Desentre acompanhado com música ao vivo e com a colaboração da actriz Maria José Pardo.
Integrada no Projecto Teia, o Teatro Nacional D. Maria II organiza a leitura encenada de textos da dramaturgia mundial, desde a origem do teatro a obras contemporâneas, menos conhecidas e interpretadas em Portugal. Segue-se uma conversa sobre a sua contextualização e temática. Destinada ao público em geral e com entrada livre, as leituras têm uma duração aproximada de 1h30.
Desejo
20 Mai | 18h | com a presença do autor
Um mundo cheio de carros, estradas e segundas residências, mas sem se saber bem onde nem quando. E quatro personagens com as suas dificuldades em comunicar entre si e assumir as suas intimidades perturbadas.
com a presença do autor
de Benet i Jornet
tradução Ângelo Ferreira de Sousa
coordenação da leitura Jorge Silva Melo
com Sílvia Filipe, Andreia Bento, João Meireles, Jorge Silva Melo e Fernando Luís
Chove em Barcelona
21 Mai | 16h | com a presença do autor
É a história de Lali, uma prostituta que procura sair da mediocridade da vida com o seu chulo, Carlos. Mas também a de David, cliente de Lali, que procura ultrapassar com ela a solidão.
com a presença do autor
de Pau Miró
tradução Joana Frazão
coordenação da leitura José Neves
com Américo Rodrigues, Américo Silva e Alexandra Viveiros
Barcelona Mapa de Sombras
21 Mai | 18h30
Uma comédia feroz, lírica e imprevisível. Fulminante. E tudo à volta de um velho casal numa velha casa de Barcelona.
de Lluïsa Cunillé
coordenação da leitura António Simão com o apoio de Américo Silva
tradução Ângelo Ferreira de Sousa
com Paula Mora, Lia Gama, Sylvie Rocha, Cândido Ferreira, Ruben Gomes e António Simão
Os actores brasileiros Alexandre Borges e Juliana Martins estreiam no Teatro-Estúdio Mário Viegas nos dias 25, 26 e 27 de Maio o espectáculo Eu te amo do conceituado dramaturgo Arnaldo Jabor, com encenação de Rosane Svartman e Lírio Ferreira, dois conhecidos realizadores de cinema. "Amor, dor de amor, tesão, desejo, ilusão, sexo... coisas de todo mundo e de todos os tempos. Eu te amo de Arnaldo Jabor é considerado um texto sexy. Não é. É um texto sobre a sexualidade. As vezes é drama, as vezes é comédia - é patético como nossa solidão afetiva.Esta montagem reúne dois diretores de cinema, Rosane Svartman e Lírio Ferreira, em uma proporção incomum - dois diretores para dois atores: Alexandre Borges e Juliana Martins. Estreantes no teatro, Rosane e Lírio, transformam esse Eu te amo em um grande plano sequência, como um filme que se monta a cada dia no palco, no tempo, no ritmo dos atores e com a presença do público.O espetáculo mostra a exposição de um casal, suas diferenças e questionamentos sobre o amor e os relacionamentos. Eu te amo fala de desejo e tesão momentâneos, mas também da carência que vem depois, de um certo vazio, da falta de amor, de rejeição. Uma peça sobre o que seria uma história de amor. Uma fantasia romântica sobre o desejo e a paixão.Este projeto estreou em outubro de 2010 no Rio de Janeiro no Teatro Oi Futuro Flamengo e cumpriu temporada de dois meses com grande repercussão de mídia, sucesso de público e crítica. A peça se dirige a homens e mulheres que buscam entender melhor o amor e o relacionamento de um casal."
Uma curta série de cinco apresentações em Lisboa, dia 25 de Maio, às 22h00, e sessão dupla nos dias 26 e 27 de Maio, às 19h00 e às 22h00.
O poster e o programa do FITEI 2010, concebidos pelo atelier Pacífica, foram recentemente distinguidos com os prémios Ouro e Prata, respectivamente, na categoria Design Editorial, no 13º Festival do Clube de Criativos de Portugal, CCP.
Crise, cortes na despesa e no investimento do Estado. De Cultura e de criação artística pouco se tem falado.
Depois do Porto, Santarém, Paredes de Coura e Ciudad Rodrigo, a exposição itinerante 'Contrapontos visuais', selecção de imagens de Susana Neves e Pedro Sottomayor sobre três edições do FITEI, de 2006 a 2008, é agora mostrada no Salón Teatro, em Santiago de Compostela.

"LA PETITE VOITURE (LA COMTESSE)", a nova criação de Alícia Sotto, é uma instalação multidisciplinar de dança e multimédia tanto para espaços urbanos abertos como fechados.

O 4º Encontro de Serviços Educativos em Teatros, organizado em torno do tema "Envolver a Comunidade na Construção dos Projectos Educativos" realiza-se no próximo dia 19 de Maio de 2011 no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida (Montijo).
É uma certa Índia, uma possibilidade de Índia. Porque não é possível definir tamanho país, nas suas brutais diferenças e contradições, o Tanztheater Wuppertal focou-se nas sensações e impressões colhidas em residências artísticas em Calcutá e Kerala – odores, cores, sabores – para traçar o retrato pessoal de uma cultura sobre a qual “sabemos tão pouco”. Depois das peças “topográficas” sobre Palermo, Lisboa, Istambul ou Tóquio, e antes da derradeira produção em Santiago do Chile, em 2009, Pina Bausch deixou uma síntese da Índia contemporânea e das tradições ancestrais, como a mitologia ou a dança clássica indiana. Shantala Shivalingappa destaca-se, com os seus solos, do conjunto de 16 bailarinos, que dão corpo a uma coreografia vibrante, de intensa fisicalidade, com velozes movimentos de pés. Com um fino humor (em que múltiplas ventoinhas convivem com simulações de elefantes), uma disposição optimista (apesar dos conflitos e do absurdo) e a comicidade e inspiração de elementos locais (como os panejamentos ou os bambus), Bamboo Blues convoca Talvin Singh e a Bombay Dub Orchestra com o mesmo à-vontade com que introduz uma foto de um casal de estrelas de Bollywood. A nota dominante, porém, é melancólica, como o próprio título sugere. Nostalgíndia? - in Website TNSJ
A edição de 2011 do FITEI conta novamente com o Cine-Teatro Constantino Nery, de Matosinhos, como parceiro. Naquele teatro serão apresentados 3 espectáculos da programação oficial do festival – Núria Sotelo, Teatro Corsário e Zero no Zero – para além da estreia absoluta da sua nova produção. No dia 5 de Junho, no encerramento do 34º FITEI, um espectáculo de teatro de rua será apresentado nas imediações do teatro. Mais uma vez, a Câmara Municipal de Matosinhos, através do seu teatro municipal, colabora com a organização do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica.

A Flauta Mágica de Mozart encenada por Peter Brook será apresentada no Porto, no TeCA, nos próximos dias 8 e 9 de Maio, integrada no ciclo Odisseia.
O FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica é uma instituição cultural cuja ambição é promover o teatro e as artes performativas, assim como fomentar a criação artística, através da realização de um festival anual com uma visão de destaque na Península Ibérica.