
Até 5 de Junho pode ver exposições, participar em debates e assistir a conferências, sempre em torno do teatro, nas múltiplas actividades paralelas que o FITEI nos propõe aqui http://www.fitei.com/?opt=fitei&id=programa.
Destinada ao público em geral e com entrada livre, as leituras têm uma duração aproximada de 1h30.
Desejo
20 Mai | 18h | com a presença do autor
Um mundo cheio de carros, estradas e segundas residências, mas sem se saber bem onde nem quando. E quatro personagens com as suas dificuldades em comunicar entre si e assumir as suas intimidades perturbadas.
com a presença do autor
de Benet i Jornet
tradução Ângelo Ferreira de Sousa
coordenação da leitura Jorge Silva Melo
com Sílvia Filipe, Andreia Bento, João Meireles, Jorge Silva Melo e Fernando Luís
Chove em Barcelona
21 Mai | 16h | com a presença do autor
É a história de Lali, uma prostituta que procura sair da mediocridade da vida com o seu chulo, Carlos. Mas também a de David, cliente de Lali, que procura ultrapassar com ela a solidão.
com a presença do autor
de Pau Miró
tradução Joana Frazão
coordenação da leitura José Neves
com Américo Rodrigues, Américo Silva e Alexandra Viveiros
Barcelona Mapa de Sombras
21 Mai | 18h30
Uma comédia feroz, lírica e imprevisível. Fulminante. E tudo à volta de um velho casal numa velha casa de Barcelona.
de Lluïsa Cunillé
coordenação da leitura António Simão com o apoio de Américo Silva
tradução Ângelo Ferreira de Sousa
com Paula Mora, Lia Gama, Sylvie Rocha, Cândido Ferreira, Ruben Gomes e António Simão
"Amor, dor de amor, tesão, desejo, ilusão, sexo... coisas de todo mundo e de todos os tempos. Eu te amo de Arnaldo Jabor é considerado um texto sexy. Não é. É um texto sobre a sexualidade. As vezes é drama, as vezes é comédia - é patético como nossa solidão afetiva.Esta montagem reúne dois diretores de cinema, Rosane Svartman e Lírio Ferreira, em uma proporção incomum - dois diretores para dois atores: Alexandre Borges e Juliana Martins. Estreantes no teatro, Rosane e Lírio, transformam esse Eu te amo em um grande plano sequência, como um filme que se monta a cada dia no palco, no tempo, no ritmo dos atores e com a presença do público.O espetáculo mostra a exposição de um casal, suas diferenças e questionamentos sobre o amor e os relacionamentos. Eu te amo fala de desejo e tesão momentâneos, mas também da carência que vem depois, de um certo vazio, da falta de amor, de rejeição. Uma peça sobre o que seria uma história de amor. Uma fantasia romântica sobre o desejo e a paixão.Este projeto estreou em outubro de 2010 no Rio de Janeiro no Teatro Oi Futuro Flamengo e cumpriu temporada de dois meses com grande repercussão de mídia, sucesso de público e crítica. A peça se dirige a homens e mulheres que buscam entender melhor o amor e o relacionamento de um casal."
Uma curta série de cinco apresentações em Lisboa, dia 25 de Maio, às 22h00, e sessão dupla nos dias 26 e 27 de Maio, às 19h00 e às 22h00.
O FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica é uma instituição cultural cuja ambição é promover o teatro e as artes performativas, assim como fomentar a criação artística, através da realização de um festival anual com uma visão de destaque na Península Ibérica.